Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Acervo
/
v. 14 n. 2 (2025): Dossiê: Educação em Perspectiva: desafios e olhares reflexivos
v. 14 n. 2 (2025): Dossiê: Educação em Perspectiva: desafios e olhares reflexivos
DOI:
https://doi.org/10.31668/6nxs3z92
Publicado:
2025-08-26
Expediente e Nota Editorial
Dossiê: Educação em Perspectiva:
desafios e olhares reflexivos
Nota Editorial (vol. 14, n. 02)
Apresentação
Apresentação
Apresentação
Artigos
EL USO DE HERRAMIENTAS DE INTELIGENCIA ARTIFICIAL EN LA EDUCACIÓN: UN ANÁLISIS ANTROPOLÓGICO A LA LUZ DEL MATERIALISMO CULTURAL
Daniel Valério Martins, Luz del Alba Rincón Méndez
01 - 11
Martins & Méndez (2025)
AS RE-EXISTÊNCIAS CAMPONESAS EM ITAUÇU-GOIÁS NA PERSPECTIVA DECOLONIAL
Elisabeth Maria de Fátima Borges, Dra Amone Inácia Alves
12 - 30
Borges & Alves (2025)
ENSINAR CONCEITOS DE CIÊNCIAS EM UMA PERSPECTIVA DESENVOLVIMENTAL: PROPOSTA DE UM EXPERIMENTO DIDÁTICO FORMATIVO
Eude de Sousa Campos, Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas, Valeria Soares de Lima
31 - 47
Campos; Freitas & Lima (2025)
PERCEPÇÃO SOCIAL E DESINFORMAÇÃO: OS EFEITOS DAS FAKE NEWS NOS SERVIÇOS POLICIAIS E O PAPEL DA EDUCAÇÃO CRÍTICA
Janaína Do Couto Mascarenhas, Gislene Lisboa de Oliveira
48 - 56
Mascarenhas & Oliveira (2025)
A TEORIA CRÍTICA FRANKFURTIANA, A INDÚSTRIA CULTURAL E A RACIONALIDADE TECNOLÓGICA NA PRÁXIS EDUCATIVA
Estelamaris Brant Scarel
57 - 70
Scarel (2025)
EDUCAÇÃO INTEGRAL COMO FINALIDADE EDUCATIVA – CONTEÚDOS ESCOLARES E A MATERIALIZAÇÃO DO CURRÍCULO COMO PROJETO DE FORMAÇÃO HUMANA
Marili Moreira da Silva Vieira, Ana Lúcia de Souza Lopes, Juliana Najados Hoffmann, Sandro Moreira de Matos
71 - 89
Vieira; Lopes; Hoffmann & Matos
COMPLEXIDADE:
UM OLHAR PARA CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO
Marina Carla da Cruz Queiroz, Maria José de Pinho, Expedito de Queiroz Júnior
90 - 109
Queiroz; Pinho & Queiroz Júnior (2025)
ESCOLAS MILITARIZADAS EM GOIÁS, SOB O CÁRCERE DOS “FORA DA LEI” DA GESTÃO DEMOCRÁTICAESCOLAS MILITARIZADAS EM GOIÁS, SOB O CÁRCERE DOS “FORA DA LEI” DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
Daniella de Souza Bezerra, Eliane Polo de Oliveira Sousa Ferreira
110 - 125
Bezerra & Ferreira (2025)
A GESTÃO DA PATOLOGIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR:
UMA POSSIBILIDADE PARA A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO
Luciano Rodrigues Santana, Selma Regina Gomes
126 - 140
Santana & Gomes (2025)
A LIDERANÇA DE GOIÁS NO IDEB: UM PARADOXO ENTRE O RANKING E A AUTENTICIDADE EDUCACIONAL.
Gleidson de Oliveira Moreira, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida
141 - 157
Moreira & Almeida (2025)
JUDICIALIZAÇÃO DE ATENDIMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM TRIBUNAIS ESTADUAIS DE JUSTIÇA DO CENTRO-OESTE BRASILEIRO
Letícia Viana Costa Assis, Washington Cesar Shoiti Nozu
158 - 176
Assis & Nozu (2025)
FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES E FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOS: UMA ANÁLISE DAS RESOLUÇÕES Nº 2/2019 E Nº 4/2024
Daniel Oliveira, Cirlene Pereira dos Reis Almeida
177 - 201
Oliveira & Almeida (2025)
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES/AS: O QUE REVELA O ESTADO DA QUESTÃO?
Daiane Oliveira da Silveira, Pedro Henrique Silvestre Nogueira, Antonio Jansen Fernandes da Silva
202 - 223
Silveira; Nogueira & Silva (2025)
O TECNOCENTRISMO NA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DIGITAL: ALGUMAS REFLEXÕES
Marivan dos Santos Lima, Joana Peixoto
224 - 235
Lima & Peixoto (2025)
EIXOS FUNDANTES DA FORMAÇÃO HUMANA:SOCIALIZAÇÃO, TRABALHO E EDUCAÇÃO
Sylvana de Oliveira Bernardi Noleto
236 - 251
Noleto (2025)
POLÍTICA DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA:
CONTROLE, VIGILÂNCIA E PUNIÇÃO À LUZ DE MICHEL FOUCAULT
Daniella Couto Lôbo
252 - 269
Lôbo (2025)
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DOS PRODUTOS EDUCACIONAIS
Hugo de Sousa Campos, Cristiane Maria Ribeiro
270 - 284
Campos & Ribeiro (2025)
A REALIDADE DA EXTENSÃO E OS SEUS DESDOBRAMENTOS NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Luciana Baldoino, Maria Cristina Mesquita
285 - 302
Baldoino & Mesquita (2025)
A TEORIA DA ATIVIDADE DE LEONTIEV:
BREVES OBSERVAÇÕES SOBRE SUA BASE EPISTEMOLÓGICA E POSTULADOS FUNDAMENTAIS
Euzébia Oliveira Noleto, Made Júnior Miranda, Angélica Cândida de Jesus
303 - 314
Noleto; Miranda e Jesus (2025)
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL: O PAPEL MEDIADOR DO COORDENADOR PEDAGÓGICO
Patrícia Teixeira de Souza, Lucineide Maria de Lima Pessoni, Rubiana Deise Cardia Santos
315 - 329
Souza; Pessoni & Santos (2025)
NOS RIOS, NO CAMPO E NA CIDADE:
A ARTE DE ENSINAR E APRENDER À LUZ DA DIDÁTICA CRÍTICA INTERCULTURAL E DECOLONIAL NA EXPERIÊNCIA DO PROEJA FIC CÁCERES
Marilza Vanessa Rosa Suanno, Fernanda Santana de Souza
330 - 344
Souza & Suanno (2025)
Desenvolvido por
Open Journal Systems