O TECNOCENTRISMO NA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DIGITAL: ALGUMAS REFLEXÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/sf59s367

Palavras-chave:

Educação e tecnologia, PNED, Agenda Globalmente Estruturada da Educação

Resumo

O presente artigo discute a forma como a tecnologia é abordada na Política Nacional de Educação Digital (PNED). Partimos da discussão da privatização e da financeirização da educação brasileira, no contexto desta Política, destacando como essas dinâmicas influenciam a formulação e a implementação da política educacional brasileira. Discutimos o papel das grandes empresas de tecnologia na operacionalização da PNED, materializando processos de financeirização da educação pública, em que serviços essenciais são intermediados por interesses privados. Apontamos como a PNED apresenta a tecnologia como solução universal para os desafios educacionais, frequentemente desconsiderando as desigualdades estruturais do sistema educacional brasileiro. Demonstramos, assim, que a explicação tecnocêntrica para as relações entre educação e tecnologia serve para justificar políticas que subordinam uma política educacional à agenda neoliberal.

Biografia do Autor

  • Marivan dos Santos Lima, IFG- Instituto Federal de Goiás

    Possui graduação em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Paulista (2022). Atualmente é professora e coordenadora no Centro de Ensino em Período Integral Jardim Tiradentes - Aparecida de Goiânia - GO. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Lteratura, Grámatica e Redação. Cursou Especialização em Linguagens, suas tecnologias e mundo do trabalho na Universidade Federal do Piaui. Está cursando Mestrado em Educação no Instituto Federal de Goiás - câmpus Goiânia com a orientação da Professora Doutora Joana Peixoto atuando na linha de pesquisa: Teorias Educacionais e práticas pedagógicas. Participa do Grupo de Pesquisa do Kadjót - Grupo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre as relações entre as tecnologias e a educação, que desenvolve ações conjuntas com os seguintes grupos de pesquisa: GETED (UCDB), GEAD (UFG), GEMAT (UFG), GEPETTES (UNIUBE), LTI Digital (UFBA)

  • Joana Peixoto, IFG - Instituto Federal de Goiás

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1982), especialização em Informática e Educação pela Unicamp (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1991), DEA / Approches Plurielles en Sciences de lÉducation (2002) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Paris 8 (2005). Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Educação do IFG, atuando na linha de pesquisa: Teorias educacionais e práticas pedagógicas. É professora colaboradora no Mestrado Profissional em Educação Para Ciências e Matemática no IFG. Líder do Kadjót - Grupo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre as relações entre as tecnologias e a educação, que desenvolve ações conjuntas com os seguintes grupos de pesquisa: GETED (UCDB), GEAD (UFG), GEMAT (UFG), GEPETTES (UNIUBE), LTI Digital (UFBA). Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás (gestão 2010 - 2012). Compõe o conselho editorial da Revista Educativa (PUC Goiás). Parecerista Ad hoc da Revista Inter-Ação (UFG).Tem experiência em formação de professores, com ênfase na área de tecnologia e educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia e educação, informática e educação, mídia e educação, educação a distância e na relação destes temas com a formação de professores.

Publicado

2025-08-26