O TECNOCENTRISMO NA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DIGITAL: ALGUMAS REFLEXÕES
DOI:
https://doi.org/10.31668/sf59s367Palavras-chave:
Educação e tecnologia, PNED, Agenda Globalmente Estruturada da EducaçãoResumo
O presente artigo discute a forma como a tecnologia é abordada na Política Nacional de Educação Digital (PNED). Partimos da discussão da privatização e da financeirização da educação brasileira, no contexto desta Política, destacando como essas dinâmicas influenciam a formulação e a implementação da política educacional brasileira. Discutimos o papel das grandes empresas de tecnologia na operacionalização da PNED, materializando processos de financeirização da educação pública, em que serviços essenciais são intermediados por interesses privados. Apontamos como a PNED apresenta a tecnologia como solução universal para os desafios educacionais, frequentemente desconsiderando as desigualdades estruturais do sistema educacional brasileiro. Demonstramos, assim, que a explicação tecnocêntrica para as relações entre educação e tecnologia serve para justificar políticas que subordinam uma política educacional à agenda neoliberal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).