A TEORIA DA ATIVIDADE DE LEONTIEV:
BREVES OBSERVAÇÕES SOBRE SUA BASE EPISTEMOLÓGICA E POSTULADOS FUNDAMENTAIS
DOI:
https://doi.org/10.31668/trd54s31Palavras-chave:
Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade, LeontievResumo
O presente trabalho objetivou abordar, de forma sucinta, a Teoria da Atividade de Leontiev, esclarecendo a respeito de sua base epistemológica e tratando sobre seus postulados fundamentais. A elaboração deste artigo adveio de adaptação de trecho de capítulo de dissertação de Mestrado, defendida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás. A escolha da temática abordada foi decorrente de sua evidente relevância científica e de sua importância para o âmbito da pesquisa em Educação, sendo que os trabalhos de Leontiev abriram caminhos para outras importantes pesquisas científicas, a exemplo da Teoria do Ensino Desenvolvimental, de Davydov.
Downloads
Publicado
2025-08-26
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).