POLÍTICA DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA:

CONTROLE, VIGILÂNCIA E PUNIÇÃO À LUZ DE MICHEL FOUCAULT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/ngs6wr76

Palavras-chave:

avaliação em larga escala; governamentalidade; neoliberalismo.

Resumo

Este artigo analisa a política de avaliação em larga escala da educação brasileira tendo como referencial teórico os estudos foucaultianos, a partir da noção de disciplina, de governamentalidade e do neoliberalismo.  Apresenta a influência das agências internacionais como o Banco Mundial e da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura na formulação e implementação das políticas educacionais e, consequentemente, mediante a imposição das métricas de desempenho tanto para os sistemas de avaliação da educação básica quanto para educação superior. Traz, de uma forma breve, aspectos sócio-históricos acerca das políticas de avaliação dos sistemas educacionais implementadas a partir de 1990. Dialoga com os mecanismos de controle, de vigilância e de punição impostos pelo neoliberalismo na educação. Conclui-se, por fim, que se trata de um governo de condutas que visam à proposição de perspectivas que trazem implicações para a educação, porquanto esta passa a ter como objetivo principal a formação do homem para o mercado com base na lógica dos processos avaliativos

Biografia do Autor

  • Daniella Couto Lôbo, Centro Universitário Mais

    Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás(PUC-Goiás). Docente Permanente no Programa de Pós- Graduação em Educação /Mestrado Acadêmico da Faculdade de Inhumas (FacMais), onde integra a Linha de Pesquisa Educação, Instituições e Políticas Educacionais e coordena o projeto de pesquisa: Políticas públicas e o direito à educação: desdobramentos na Educação Básica. Associada à ANPED, coordenadora do GT 14 Sociologia e Filosofia da Educação da ANPED/Centro Oeste (2023-2025). Email: coutolobo@gmail.com.

    Interessa-me pesquisas com os temas: Educação básica, Politicas educacionais, Cultura, Instituições educativas e Poder.

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Publicado

2025-08-26