A LIDERANÇA DE GOIÁS NO IDEB: UM PARADOXO ENTRE O RANKING E A AUTENTICIDADE EDUCACIONAL.
DOI:
https://doi.org/10.31668/7pdxje89Palavras-chave:
Educação; IDEB; Goiás.Resumo
Amplamente discutido, o tema da educação é imprescindível para avaliar o desenvolvimento de um país. Se o governo federal busca, por meio de testes padronizados, medir quantitativamente a qualidade da educação no Brasil, como está realidade é operada em nível regional? Com base neste questionamento, o objetivo deste texto é apresentar ações adotadas pelo estado de Goiás ao elevar os índices da Educação Básica no contexto brasileiro em 2024. A fim de refletir acerca dos desafios enfrentados e das ações adotadas por Goiás, parto do relato de minha experiência enquanto gestor na rede pública estadual de ensino para refletir sobre a proposta. Para isso, utilizo o meu relato de experiência como recurso metodológico. A expectativa, portanto, é repensar o IDEB como sistema de avaliação que não se limita às práticas desenvolvidas por gestores, uma vez que a responsabilidade pelos resultados continua a definir o perfil das escolas com bases nos resultados alcançados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).