A LIDERANÇA DE GOIÁS NO IDEB: UM PARADOXO ENTRE O RANKING E A AUTENTICIDADE EDUCACIONAL.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/7pdxje89

Palavras-chave:

Educação; IDEB; Goiás.

Resumo

Amplamente discutido, o tema da educação é imprescindível para avaliar o desenvolvimento de um país. Se o governo federal busca, por meio de testes padronizados, medir quantitativamente a qualidade da educação no Brasil, como está realidade é operada em nível regional? Com base neste questionamento, o objetivo deste texto é apresentar ações adotadas pelo estado de Goiás ao elevar os índices da Educação Básica no contexto brasileiro em 2024. A fim de refletir acerca dos desafios enfrentados e das ações adotadas por Goiás, parto do relato de minha experiência enquanto gestor na rede pública estadual de ensino para refletir sobre a proposta. Para isso, utilizo o meu relato de experiência como recurso metodológico. A expectativa, portanto, é repensar o IDEB como sistema de avaliação que não se limita às práticas desenvolvidas por gestores, uma vez que a responsabilidade pelos resultados continua a definir o perfil das escolas com bases nos resultados alcançados.

Biografia do Autor

  • Gleidson de Oliveira Moreira, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

    Possui graduação em História pela Universidade Federal de Goiás (1997), mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (1999) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Goiás (2022). É professor da Faculdade de Anicuns. Tem experiência na área de História com ênfase em História Regional do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: família, política, historiografia, memória, poder, historia da morte, família, historiografia, universidade, ensino e política. Em antropologia dedicou estudos acerca das lavadeiras da Cidade de Goiás, o saber fazer sabão de bola e o estudo da antropologia da técnica.

  • Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e de
    História (PPGHIST) pertencente à Escola de Formação de Professores e Humanidades
    da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Líder do Diretório/CNPq Grupo de
    Pesquisa Educação História, Memória e Culturas em Diferentes Espaços Sociais-
    GPEMCES/ HISTEDBR/PROPE de pesquisadores em História, Sociedade e Educação
    no Brasil (HISTEDBR/UNICAMP/FE).

Publicado

2025-08-26