RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DOS PRODUTOS EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.31668/eatzgq17Palavras-chave:
Formação de professores, Relações Étnico-Raciais, Produto EducacionalResumo
Este estudo teve como objetivo fazer um mapeamento dos produtos educacionais produzidos em programas de pós-graduação na modalidade de mestrado profissional, com as temáticas de formação de professores e relações étnico-raciais. A escolha dos produtos educacionais ocorreu por estes serem itens obrigatórios aos discentes de programas de pós-graduação da modalidade profissional. Esta pesquisa se configura como qualitativa, cuja técnica utilizada foi a análise documental, conforme definido por Sá-Silva, Almeida e Guindani (2009). A coleta de dados aconteceu por uma busca no repositório de produtos educacionais EduCapes. Os produtos educacionais encontrados foram analisados conforme as categorias Complexidade, Impacto, Aplicabilidade, Acesso, Aderência e Inovação, descritas por Rizzatti et al. (2020). Os resultados mostram que os produtos educacionais encontrados alcançaram níveis satisfatórios em todas as categorias analisadas, apesar que ainda há margem para melhora, principalmente no que diz respeito à aplicação dos produtos educacionais e à descrição da metodologia de forma clara e objetiva. Em relação a diagramação, alguns produtos possuem muito texto, poucas ou nenhuma imagem e cores que não combinam. Os resultados mostram ainda que o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo se destaca quanto à quantidade de produtos educacionais elaborados sobre esses temas.
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