COMPLEXIDADE:

UM OLHAR PARA CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Marina Carla da Cruz Queiroz Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC
  • Maria José de Pinho Universidade Federal do Tocantins
  • Expedito de Queiroz Júnior Secretaria Municipal de Educação de Palmas

DOI:

https://doi.org/10.31668/6cf0mc33

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar, os elementos estruturantes dessas teorias, analisando suas implicações para a sociedade, a ciência e a vida cotidiana no contexto pós-pandêmico, tecendo um diálogo partindo da complexidade e da criatividade apresentando as contribuições destas perspectivas teóricas para a prática pedagógica e a educação na sociedade contemporânea. Alicerçado em uma pesquisa bibliográfica, apoiando-me em seu principal expoente, o francês Edgar Morin, e autores ligados a essa teoria como: Maria Candida Moraes, Saturnino Dela Torre, e FRANCO. No âmbito da educação, Morin enfatiza a importância de iniciar o processo de compreensão do mundo desde a infância, promovendo uma educação que estimule a conscientização, a autonomia e o pensamento crítico. A crise paradigmática do século XX, trouxe uma visão ontológica para o contexto educacional, apresentando a complexidade e criatividade como modo de perceber a educação e a realidade, com praticas pedagógicas capazes de conceber o ser e a realidade a partir de um olhar global rompendo com concepções conservadoras do ensino tradicional.  A dimensão planetária e humana que constitui o ser humano capaz de responder a complexidade da vida. Apontando que, quando não enxergamos a educação e a realidade a partir de sua complexidade estamos alimentando uma crise de dimensão humana e planetária que nos impedem fazer interconexões entre elementos constitutivos do triangulo da vida: individuo/sociedade/natureza.

Publicado

2025-08-26