COMPLEXIDADE:
UM OLHAR PARA CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.31668/6cf0mc33Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar, os elementos estruturantes dessas teorias, analisando suas implicações para a sociedade, a ciência e a vida cotidiana no contexto pós-pandêmico, tecendo um diálogo partindo da complexidade e da criatividade apresentando as contribuições destas perspectivas teóricas para a prática pedagógica e a educação na sociedade contemporânea. Alicerçado em uma pesquisa bibliográfica, apoiando-me em seu principal expoente, o francês Edgar Morin, e autores ligados a essa teoria como: Maria Candida Moraes, Saturnino Dela Torre, e FRANCO. No âmbito da educação, Morin enfatiza a importância de iniciar o processo de compreensão do mundo desde a infância, promovendo uma educação que estimule a conscientização, a autonomia e o pensamento crítico. A crise paradigmática do século XX, trouxe uma visão ontológica para o contexto educacional, apresentando a complexidade e criatividade como modo de perceber a educação e a realidade, com praticas pedagógicas capazes de conceber o ser e a realidade a partir de um olhar global rompendo com concepções conservadoras do ensino tradicional. A dimensão planetária e humana que constitui o ser humano capaz de responder a complexidade da vida. Apontando que, quando não enxergamos a educação e a realidade a partir de sua complexidade estamos alimentando uma crise de dimensão humana e planetária que nos impedem fazer interconexões entre elementos constitutivos do triangulo da vida: individuo/sociedade/natureza.
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