FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES E FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOS: UMA ANÁLISE DAS RESOLUÇÕES Nº 2/2019 E Nº 4/2024

Autores

  • Daniel Oliveira Centro Universitário Mais - UniMais
  • Cirlene Pereira dos Reis Almeida Universidade Estadual de Goiás - UEG

DOI:

https://doi.org/10.31668/pbnnrc80

Palavras-chave:

Finalidades educativas; Formação pedagógica; resoluções n.º 2/2019 e n.º 4/2024.

Resumo

Considera-se, na contemporaneidade, que a qualidade pedagógica, no que se refere à aprendizagem, está vinculada à qualidade social da educação, especialmente, no âmbito da educação básica, cuja finalidade, sob uma concepção social, é formar sujeitos capazes de transformar a realidade por meio da apropriação dos conhecimentos. Essa perspectiva tem como base estruturante a formação de professores. No entanto, essa formação tem sido ancorada em resoluções que, muitas vezes, não se alinham a uma proposta educativa comprometida com a transformação social, como evidenciam as Resoluções n.º 2/2019 e n.º 4/2024, particularmente no que tange à formação pedagógica de graduados não licenciados. Diante disso, emerge a seguinte questão: quais são as finalidades educativas escolares evidenciadas na formação pedagógica de professores graduados não licenciados, conforme regulamentado pelas Resoluções n.º 2/2019 e n.º 4/2024? 

Biografia do Autor

  • Cirlene Pereira dos Reis Almeida, Universidade Estadual de Goiás - UEG

    Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/GO, Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro -PUC/RJ, Especialista em Gramática pelo Centro de Ensino Superior do Brasil - CESB -, Especialista em Gestão de Sala de Aula em Nível Superior pelo Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro-Oeste- UNIDESC- Especialista em Orientação Educacional, Graduada em LETRAS pela Universidade Católica de Brasília - UCB - , Graduada em PEDAGOGIA pelo Instituto Brasileiro de Educação. Professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás- UEG nos cursos de Direito e Pedagogia. Coordenadora do PIBID UEG Campus- Uruaçu. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando, principalmente, nas seguintes disciplinas: História da Língua Portuguesa, Linguagem jurídica e produção textual, Literaturas de língua portuguesa, Letramento, Linguística, Sociolinguística qualitativa, Análise do discurso, Gênero textual, Leitura, Escrita, Produção e correção de textos, Metodologia do ensino da língua portuguesa, Metodologia científica, Gramática e Português instrumental . Atua também no curso de Pedagogia com disciplinas como Laboratório de Produção de texto, Português Instrumental, Práticas de Ensino, História e Filosofia da Educação, Estágio Supervisionado, Literatura Infantil, Didática, Produção de texto, Teorias Educacionais, Metodologia do ensino da língua portuguesa. Orienta trabalhos nas áreas de Linguística, Língua Portuguesa, Literatura e Práticas de Ensino e na área de Pedagogia com as disciplinas de Didática, Literatura Infantil, Alfabetização e Letramento, Práticas de Ensino, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, Educação Inclusiva.

Publicado

2025-08-26