DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL: O PAPEL MEDIADOR DO COORDENADOR PEDAGÓGICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/37k8vg87

Resumo

Este estudo tem como objetivo: compreender como o coordenador pedagógico, inserido em um ambiente permeado por tensões entre as demandas das políticas educacionais e as condições concretas de trabalho, pode atuar como um agente de resistência e transformação, impulsionando a melhoria da qualidade do ensino e o desenvolvimento profissional dos professores. Para produzir a pesquisa, adotou-se a revisão narrativa da literatura, em conformidade com a abordagem metodológica proposta por Cavalcante e Oliveira (2020). O texto evidencia como o coordenador pedagógico, ao lidar com as tensões entre políticas educacionais e realidades escolares, pode impulsionar a melhoria da qualidade do ensino e o desenvolvimento profissional docente por meio da formação continuada. Os resultados indicam que, embora desafiador, o trabalho do coordenador pedagógico pode catalisar a transformação educacional em escolas de tempo integral, promovendo mudanças significativas no processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Patrícia Teixeira de Souza, Centro Universitário Mais - UNIFACMAIS

    Ma. Patrícia Teixeira de Souza Mestra em Educação pelo PPGE-Programa de Pós-Graduação em Educação FACMAIS (2021). Especialização em Docência Superior pela Universidade Gama Filho (2011). Especialização em AEE (Atendimento Educacional Especializado) pela FAVENI (2022). Especialização em Educação Contemporânea com Ênfase em Coordenação Pedagógica pelo Centro Universitário Una (2025). Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (2006) e graduação em História pela FAVENI (2024). Professora da Secretaria de Estado da Educação; E-mail: patriciateixiera@aluno.facmais.edu.br ;  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3104-7288 ; CV:  https://lattes.cnpq.br/6587888408955995.

  • Lucineide Maria de Lima Pessoni, Centro Universitário Mais - UniMais

    Dra. Lucineide Maria de Lima Pessoni
    Doutora e Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Professora aposentada da Secretaria de Estado da Educação Cultura e Esporte do Estado de Goiás, professora titular do curso de Pedagogia no Centro Universitário Mais – UniMais – Inhumas(Go) e professora titular  no PPGE - Mestrado em Educação do Centro Universitário Mais – UniMais. Pesquisadora da Área de Políticas Educacionais e Finalidades Educativas Escolares (PUC–GO). E-mail: lucineide@facmais.edu.br ; 
    Orcid:https://orcid.org/0000-0002-3998-919X; CV: https://lattes.cnpq.br/9393586491556184

  • Rubiana Deise Cardia Santos, Universidade Estadual de Goiás

    Rubiana Deise Cardia Santos. Graduada em Letras - Português, Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Goiás (2017), e em Pedagogia pela Faculdade de Educação Paulistana/SP (2020). Especialista em Atendimento Educacional Especializado - AEE / Faculdade Monte Pascoal (2023). Especialista em Psicopedagogia- FAD (2023). Professora no Ensino Médio na rede estadual de Goiás e na Educação infantil na rede de ensino municipal de Turvânia- GO. Estudante de Psicologia (UEG). E-mail: rubicardia@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0009-0005-8027-753X  Lattes: http://lattes.cnpq.br/3899087502513624

Publicado

2025-08-26