DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL: O PAPEL MEDIADOR DO COORDENADOR PEDAGÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.31668/37k8vg87Resumo
Este estudo tem como objetivo: compreender como o coordenador pedagógico, inserido em um ambiente permeado por tensões entre as demandas das políticas educacionais e as condições concretas de trabalho, pode atuar como um agente de resistência e transformação, impulsionando a melhoria da qualidade do ensino e o desenvolvimento profissional dos professores. Para produzir a pesquisa, adotou-se a revisão narrativa da literatura, em conformidade com a abordagem metodológica proposta por Cavalcante e Oliveira (2020). O texto evidencia como o coordenador pedagógico, ao lidar com as tensões entre políticas educacionais e realidades escolares, pode impulsionar a melhoria da qualidade do ensino e o desenvolvimento profissional docente por meio da formação continuada. Os resultados indicam que, embora desafiador, o trabalho do coordenador pedagógico pode catalisar a transformação educacional em escolas de tempo integral, promovendo mudanças significativas no processo de ensino-aprendizagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).