A GESTÃO DA PATOLOGIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR:

UMA POSSIBILIDADE PARA A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/szx14419

Palavras-chave:

Inclusão Escolar , Psicopedagogia, Despatologização

Resumo

Com este texto pretendemos colocar em pauta a possível intersecção entre a Psicopedagogia, Inclusão Escolar, Patologização e Despatologização. Partimos da premissa de que crianças em situação de dificuldade no processo de escolarização estão constantemente sujeitas a interpretações explicativas, de cunho biológico, que imputam responsabilidade a elas pelo não aprender. O presente estudo decorreu de pesquisa bibliográfica da produção de teóricos como Bossa, Skliar, Gomes, destacando suas contribuições para argumentarmos acerca da atuação do psicopedagogo na escola inclusiva, tendo como objetivo: problematizar a gestão da patologização das dificuldades no processo de escolarização de crianças, destacando a contribuição da Psicopedagogia como potencialidade para minimizar os impactos deste fenômeno na vida pessoal e escolar das crianças, considerando o contexto da escola inclusiva. De maneira específica objetivamos: entender o que vem a ser patologização, despatologização e sua relação com a inclusão escolar; apresentar a Psicopedagogia como um conjunto de saberes voltados à compreensão da aprendizagem e em consequência da dificuldade neste processo, tentando estabelecer um ponto de confluência com a Educação Inclusiva; destacar a atuação do psicopedagogo como potencialidade para a despatologização. Concluímos que, apesar da forte tendência de explicações reducionistas predominantes, o trabalho colaborativo entre escola e profissionais de outras áreas, pode contribuir com a despatologização da dificuldade.

Biografia do Autor

  • Luciano Rodrigues Santana, Unimais

    Mestre em Educação pela UNIMAIS (2025), Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Goiás (2017), complementação pedagógica em Matemática pela Faculdade Educacional da Lapa campus Itaberaí, Goiás, (2019), Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (2023), especialização em Docência Universitária pela Faculdade Iporá Goiás, (2018), Psicopedagogia com Ênfase em Inclusão pela Faculdade DELTA (2021), MBA Em Gestão Empresarial Com Ênfase em Controladoria e Finanças pela Faculdade DELTA (2021), MBA Em Gestão de Projetos Educacionais e Negócios Empresariais pela Faculdade DELTA (2022), Especialização em Matemática, Suas tecnologias e o Mundo do Trabalho UFPI (2022), Especialização em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância pelo IFG (2024), Tutoria para a Educação a Distância (2024) UFMS. Atuou como professor em 2018 na empresa Direção Profissional, (MG), Atuou como diretor presidente na Empresa Inovar Júnior, vinculada a Universidade Estadual de Goiás, Campus Sanclerlândia. Atuou como Coordenador de Pós Graduação Lato Sensu pela Faculdade Sul DAmérica, Atuou como professor celetista na Fundação de Radio e Televisão Educativa e Cultural da UFG. Atualmente é professor de Matemática no Colégio Militar unidade 5 de Janeiro na cidade de Sanclerlândia-Goiás e professor celetista na FUNAP. Possui experiência em Orientação de Artigos e Monografias tanto na Graduação quanto em Especializações. Professor convidado Faculdade Sul DAmérica 2021 e FACULDADE DELTA .Membro do grupo de pesquisa GEPEDI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão, do(a) Universidade Estadual de Goiás Endereço para acessar este espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8099952118699877. Membro do grupo de Pesquisa Teorias e Processos Contitutivos e Constituintes das Práticas de Educação Especial e Inclusão Escolar. Possui experiência na área de Educação, Matemática, Inclusão, Psicopedagogia, Gestão de Pessoas, Marketing.

  • Selma Regina Gomes, Unimais

    Pós-doutorado Estratégico (2024) pela Universidade Estadual de Goiás (bolsista Capes - PDPG), Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2019), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2012), Especialização em Psicologia Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001), Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (2001), Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1989). Professora aposentada da Secretaria Estadual de Educação do Estado de Goiás, onde atuou na área de educação inclusiva: tendo conhecimentos básicos em LIBRAS, Braille e Atendimento a pessoas com Necessidades Educacionais Especiais. É docente na Faculdade de Inhumas, onde atua como docente no curso de Mestrado em Educação. Tem experiência na área de Educação, atuando no Ensino Superior (1990 a 2010), na Universidade Estadual de Goiás com as disciplinas: Didática, Psicologia, Fundamentos da Educação; na Coordenação do curso de Pedagogia, Coordenação de Estágio e Coordenação Pedagógica. ORCID https://orcid.org/0000-0002-2033-5807 (Texto informado pelo autor)

Publicado

2025-08-26