A TEORIA CRÍTICA FRANKFURTIANA, A INDÚSTRIA CULTURAL E A RACIONALIDADE TECNOLÓGICA NA PRÁXIS EDUCATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/3w8eah63

Palavras-chave:

Educação, Industria cultural, teoria crítica Frankfurtiana

Resumo

As sociedades contemporâneas, sob o domínio da Indústria Cultural, vêm multiplicando seu controle sobre as subjetividades a partir da lógica barbarizante e regressiva da racionalidade técnica instrumental, a qual tem estendido os seus tentáculos para todas as instituições modernas, não lhe escapando, portanto, a Educação. Tendo-se como referência a presente tese, salienta-se que este artigo, com base no método dialético frankfurtiano, elabora uma discussão sobre a fragilização da práxis educativa na atualidade. Para tanto, primeiramente, tem como objetivo refletir sobre alguns elementos que fizeram com que viesse à tona a Indústria Cultural e, indicar as influências mais marcantes trazidas ao campo educacional por esta ideologia dessublimadora do pensamento, para, a partir disso, apontar as condições de possibilidade de enfrentamento a esta perspectiva opressora e reificante, já que, para Adorno (2012), a resistência à barbárie torna-se condição sine qua non para a continuação da humanidade.

Biografia do Autor

  • Estelamaris Brant Scarel, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

    Graduada em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (1980), mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2003) e doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2016). Pós-doutora na área de Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás no Programa de Pós-Graduação em Educação ? PPGE, e, também, no curso de Pedagogia da Escola de Formação de Professores e Humanidades  EFPH da PUC Goiás. Linha de Pesquisa: Educação, Cultura e Sociedade. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Violência, Infância, Diversidade e Arte - NEVIDA/FE/UFG. Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Estudos Críticos e Educação: Aspectos Éticos, Estéticos e Socioculturais  Perspectivas Contemporâneas. Atua com os seguintes temas à luz da Teoria Crítica da Sociedade, em especial, a Dialética Negativa adorniana: educação e formação humana; educação e emancipação; educação e adoecimento docente; educação contra a barbárie; pesquisa e educação.

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Publicado

2025-08-26