EDUCAÇÃO INTEGRAL COMO FINALIDADE EDUCATIVA – CONTEÚDOS ESCOLARES E A MATERIALIZAÇÃO DO CURRÍCULO COMO PROJETO DE FORMAÇÃO HUMANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/32f0a609

Palavras-chave:

Finalidades educativas escolares, Formação de professores

Resumo

O artigo, desenvolvido no âmbito do trabalho com a Rede Unitwin  da UNESCO, Cidades  que educam e transformam, discute a educação integral como uma finalidade educativa, destacando a importância de um currículo que promova a formação humana completa. A educação integral é apresentada como um conceito que vai além da ampliação do tempo escolar e da oferta de atividades extracurriculares, exigindo uma revisão das finalidades educativas da escola, dos sentidos do currículo e das práticas de formação docente. O texto, com uma abordagem teórico-analítica e uma metodologia indutiva e com apoio nos referenciais de Libâneo, Placco, Nóvoa, Saviani, Charlot, Biesta e Moll, defende que a escola deve ser um espaço de mediação entre a cultura historicamente produzida e os sujeitos em formação, promovendo o desenvolvimento intelectual, o pensamento crítico, a autonomia e a participação pública. A centralidade do currículo reside na sua capacidade de promover a apropriação dos modos de pensar que permitem aos sujeitos compreender e intervir na realidade. Nesta perspectiva, a formação docente deve ser compreendida como um processo comunicativo e ético, que valorize o diálogo e a experiência nos processos didáticos, sem renunciar ao trabalho com os conhecimentos disciplinares. O artigo conclui que a educação integral deve ser assumida como um projeto formativo do humano e como horizonte ético da escola brasileira, reafirmando a escola como lugar de conhecimento, cultura e diálogo.

Biografia do Autor

  • Marili Moreira da Silva Vieira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Pós-Doutorado pela na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Doutora e Mestre em Educação: Psicologia da Educação PUC-SP; Pedagoga (1988) - PUC de São Paulo, com habilitação em Orientação Educacional, e Administração Escolar. Atualmente é professora permanente no Programa de Pós Graduação em Educação, Arte e História da Cultura(PPGEAHC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Líder do grupo de estudos e pesquisas interdisciplinares sobre currículo e sociedade (GEICS), registrado no CNPQ e vinculado ao PPGEAHC da UPM. Membro do grupo de pesquisa CEPID, da PUC-SP. Associada à ANPED. Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Políticas Públicas, sob liderança de Dr. Valter Luiz Caldana. Membro da Catédra UNESCO - UNITWIN: A CIDADE QUE EDUCA E TRANSFORMA. Atuou como Pró-Reitora de Graduação e Assuntos Acadêmicos de 07/2017 - 01/2020 e como Coordenadora Pedagógica de 2011 a 2017 na UPM.

  • Ana Lúcia de Souza Lopes, Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM

    Doutora e Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM); graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário UNIFEI. Especialista em Educação e Tecnologias pela UFsCar e cursando Pedagogia (2024). Possui formação interdisciplinar e desenvolve pesquisas e ações com foco na formação de professores com ênfase nas manifestações educacionais e culturais que envolvem a tecnologia nas suas diversas dimensões da educação: básica, profissional, corporativa e ensino superior na contemporaneidade. É professora do Centro de Educação, Teologia e Filosofia (CEFT) da UPM, no Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura, na linha Formação do Educador para a Interdisciplinaridade, nos cursos de Pedagogia e Licenciaturas (Letras, Ciências Biológicas, Filosofia, Química, Matemática, História) e Lato Sensu (presencial e EaD). É vice-líder do Grupo de Pesquisa GEICS, líder da linha de pesquisa Cultura Digital e Prática Docente, vinculado ao PPG em EAHC da UPM e certificado pelo diretório de Pesquisa do CNPQ

  • Juliana Najados Hoffmann, Secretaria Municipal de Ensino de São Paulo

    Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP- 2018), Pedagoga formada na Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010) com Habilitação em Deficiência Intelectual. Desenvolve pesquisas na área da Psicologia/Educação, com publicações na área de Criatividade e Inovação, Deficiência e inclusão e Representações Sociais. Possui experiência na assessoria, acompanhamento e elaboração de materiais para editoras (materiais de aluno e professor) e acompanhamento e correção de textos acadêmicos. Com vasta experiência na área da Educação (Professora e Orientadora Educacional - Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio), atualmente ministra disciplinas na pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM, como professora convidada, Servidora Pública, designada para o exercício de cargo/função na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, SME - SP, partícipe no Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Currículo e Sociedade/GEICS e no Grupo Pesquisa em Ética e Bioética/GPEB.

  • Sandro Moreira de Matos, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Mestrando em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduado em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2011) e em DIREITO pela FACULDADE PRESBITERIANA MACKENZIE RIO (2015). Foi Subsecretário de Administração (2017/2018) e Subsecretário de Direitos do Consumidor (2020/2022) da Prefeitura Municipal de São João de Meriti, RJ. Atua como Capelão da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio desde Outubro de 2021

Publicado

2025-08-26