EDUCAÇÃO INTEGRAL COMO FINALIDADE EDUCATIVA – CONTEÚDOS ESCOLARES E A MATERIALIZAÇÃO DO CURRÍCULO COMO PROJETO DE FORMAÇÃO HUMANA
DOI:
https://doi.org/10.31668/32f0a609Palavras-chave:
Finalidades educativas escolares, Formação de professoresResumo
O artigo, desenvolvido no âmbito do trabalho com a Rede Unitwin da UNESCO, Cidades que educam e transformam, discute a educação integral como uma finalidade educativa, destacando a importância de um currículo que promova a formação humana completa. A educação integral é apresentada como um conceito que vai além da ampliação do tempo escolar e da oferta de atividades extracurriculares, exigindo uma revisão das finalidades educativas da escola, dos sentidos do currículo e das práticas de formação docente. O texto, com uma abordagem teórico-analítica e uma metodologia indutiva e com apoio nos referenciais de Libâneo, Placco, Nóvoa, Saviani, Charlot, Biesta e Moll, defende que a escola deve ser um espaço de mediação entre a cultura historicamente produzida e os sujeitos em formação, promovendo o desenvolvimento intelectual, o pensamento crítico, a autonomia e a participação pública. A centralidade do currículo reside na sua capacidade de promover a apropriação dos modos de pensar que permitem aos sujeitos compreender e intervir na realidade. Nesta perspectiva, a formação docente deve ser compreendida como um processo comunicativo e ético, que valorize o diálogo e a experiência nos processos didáticos, sem renunciar ao trabalho com os conhecimentos disciplinares. O artigo conclui que a educação integral deve ser assumida como um projeto formativo do humano e como horizonte ético da escola brasileira, reafirmando a escola como lugar de conhecimento, cultura e diálogo.
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