A REALIDADE DA EXTENSÃO E OS SEUS DESDOBRAMENTOS NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.31668/130a0g31Palavras-chave:
Extensão; Institutos Federais de Educação; Educação Superior.Resumo
A pesquisa apresenta os principais momentos históricos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), destacando o surgimento dos cursos superiores nas escolas profissionalizantes e os marcos legais que estruturaram a extensão nas instituições de ensino. A partir dessa análise, busca-se compreender como a extensão se insere no tripé da educação (ensino, pesquisa e extensão) e como ela é organizada no IF Goiano. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. Para alcançar os objetivos propostos neste artigo visitou-se a legislação que trata do tema, os escritos de Cabral (2012), Jezine (2006), Nogueira (2019), Pacheco (2020), Ortigara (2021), Tauchen (2009), dentre outros.
Downloads
Publicado
2025-08-26
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).