EIXOS FUNDANTES DA FORMAÇÃO HUMANA:SOCIALIZAÇÃO, TRABALHO E EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.31668/tn7xjb03Palavras-chave:
socialização; trabalho; educaçãoResumo
O artigo propõe uma reflexão crítica sobre os eixos estruturantes da formação humana: socialização, trabalho e educação. Fundamentado em autores como Marx, Bourdieu, Berger e Luckmann, analisa como o ser humano se constitui enquanto sujeito social em constante processo de construção e reconstrução de sua identidade por meio das interações sociais e das práticas culturais. O trabalho é apresentado como elemento central da humanização, tanto no aspecto material quanto subjetivo, mas também como espaço de alienação e exploração no sistema capitalista. A educação, especialmente no âmbito da escola, é compreendida como instrumento essencial para a construção da autonomia, da liberdade e da consciência crítica dos sujeitos. A autora destaca o papel da escola pública na formação integral dos indivíduos, defendendo práticas pedagógicas dialógicas, emancipatórias e voltadas para a transformação social. Conclui que a formação humana exige o reconhecimento da complexidade das relações sociais e institucionais, valorizando a cultura, a história e a subjetividade dos sujeitos, bem como o compromisso ético e político com a superação das desigualdades.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).