NOS RIOS, NO CAMPO E NA CIDADE:
A ARTE DE ENSINAR E APRENDER À LUZ DA DIDÁTICA CRÍTICA INTERCULTURAL E DECOLONIAL NA EXPERIÊNCIA DO PROEJA FIC CÁCERES
DOI:
https://doi.org/10.31668/jbfbps50Palavras-chave:
Didática Crítica Intercultural e Decolonial. , Educação Profissional de Jovens e AdultosResumo
Neste artigo, analisamos o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos na Formação Inicial e Continuada Integrada com Ensino Fundamental (PROEJA-FIC) à luz da Didática Crítica Intercultural e Decolonial, contextualizando diferentes abordagens didáticas críticas emergentes. Colocamos em perspectiva o PROEJA-FIC Cáceres como exemplo de aplicação de princípios interculturais e decoloniais, ao considerar quem são os/as estudantes: pescadores/as e pequenos/as produtores/as rurais e seus modos de vida. Indagamo-nos se o programa busca promover uma educação comprometida com a emancipação dos/as estudantes, promovendo assim uma educação mais significativa e empoderadora. Os resultados da pesquisa, que contou com análise documental e revisão bibliográfica, apontam que o PROEJA FIC tem indícios de resistência às forças hegemônicas e é um projeto formativa crítico e reflexivo, marca fundante de projetos que almejam a emancipação humana.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).