NOS RIOS, NO CAMPO E NA CIDADE:

A ARTE DE ENSINAR E APRENDER À LUZ DA DIDÁTICA CRÍTICA INTERCULTURAL E DECOLONIAL NA EXPERIÊNCIA DO PROEJA FIC CÁCERES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/jbfbps50

Palavras-chave:

Didática Crítica Intercultural e Decolonial. , Educação Profissional de Jovens e Adultos

Resumo

Neste artigo, analisamos o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos na Formação Inicial e Continuada Integrada com Ensino Fundamental (PROEJA-FIC) à luz da Didática Crítica Intercultural e Decolonial, contextualizando diferentes abordagens didáticas críticas emergentes. Colocamos em perspectiva o PROEJA-FIC Cáceres como exemplo de aplicação de princípios interculturais e decoloniais, ao considerar quem são os/as estudantes: pescadores/as e pequenos/as produtores/as rurais e seus modos de vida. Indagamo-nos se o programa busca promover uma educação comprometida com a emancipação dos/as estudantes, promovendo assim uma educação mais significativa e empoderadora. Os resultados da pesquisa, que contou com análise documental e revisão bibliográfica, apontam que o PROEJA FIC tem indícios de resistência às forças hegemônicas e é um projeto formativa crítico e reflexivo, marca fundante de projetos que almejam a emancipação humana.

Biografia do Autor

  • Marilza Vanessa Rosa Suanno, Universidade Federal de Goiás

    Pós-doutorado pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília UCB (2015). Doutorado sanduíche realizado na Universidade de Barcelona UB (2011/2012). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC Goiás (2006) revalidação do Mestrado em Ciências da Educação Superior pela Universidad de La Habana UH (2003). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás UFG (1994). Pós-doutorado pela Universidade de Barcelona (2025-2026). Professora efetiva da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás UFG e do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/FE/UFG. Líder do DIDAKTIKÉ Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7805627761585698 - DGP/CNPq. Membro da Diretoria do Centro de Estudos e Pesquisas em Didática - CEPED. Vice-presidente da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino - ANDIPE (2023-). Representante da Região Centro-Oeste da ANDIPE (2021-2022). Membro da Diretoria da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC (Acordo de Cooperação Internacional com 17 instituições) 2012-atual. Presidente RIEC Brasil (2022-). Membro do Núcleo de Formação de Professores da Faculdade de Educação FE/UFG. Membro da Asociación de Escuelas Creativas ADEC (Barcelona/ES). Membro dos Grupos de Pesquisa: a) Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade Ecotransd/UCB; b) Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras UFT.  E-mail: marilzasuanno@uol.com.br

  • Fernanda Santana de Souza, Instituto Federal do Mato Grosso

    Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Goiás, mestra em Política Social pela Universidade Federal de Mato Grosso (2013), Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005) e Bacharel em Teologia - Seminário Teológico Batista de Mato Grosso (2004). Atualmente é assistente social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Publicado

2025-08-26