ENSINAR CONCEITOS DE CIÊNCIAS EM UMA PERSPECTIVA DESENVOLVIMENTAL: PROPOSTA DE UM EXPERIMENTO DIDÁTICO FORMATIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/p6pabd50

Palavras-chave:

Palavras-chaves: ensino de ciências; ensino desenvolvimental; formação de conceitos.

Resumo

A investigação buscou esclarecer como organizar o ensino de conceitos de ciências no Ensino Fundamental, visando contribuir para que os alunos aprendam por meio da formação teórica dos conceitos, conforme os princípios da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov. Para isso, foi realizado um experimento didático-formativo que incluiu revisão de literatura, análise lógico-histórica do conceito selecionado e pesquisa de campo, esta última conduzida em uma escola pública da rede estadual de Goiás. O estudo teve como objetivo organizar, desenvolver e analisar o processo de ensino e aprendizagem do conceito de "animal vertebrado". Participaram da pesquisa estudantes de uma turma do 6º ano e a professora regente. Os resultados proporcionaram reflexões críticas sobre os desafios do ensino escolar e ofereceram contribuições que reforçam a defesa de uma educação que promova a emancipação humana. As reflexões foram fundamentadas na perspectiva histórico-cultural, que sustenta a organização de um ensino capaz de estimular o desenvolvimento intelectual humano.

Biografia do Autor

  • Eude de Sousa Campos, Universidade Estadual de Goiás

    Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GOIÀS - 2019).  Mestre em Ciências Ambientais pelo Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA (2013). Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Goiás - UCG (1999). Docente efetivo da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Atualmente, vinculado ao Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede - CEAR/UEG, na função de Coordenador Acadêmico, pesquisador e docente dos cursos de graduação e pós-graduação ofertados. É professor formador em disciplinas dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia da UEG/CEAR. É membro do Grupo de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, vinculado à PUC Goiás e ao Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação, cujos estudos e pesquisas fundamentam-se na teoria histórico-cultural e na teoria do ensino desenvolvimental de Davydov.

  • Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

    Doutorado em Educação (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2002), Mestrado em Educação (Universidade Federal de Goiás, 1997), Graduação e Licenciatura em Enfermagem (Universidade Federal de Goiás, 1985). Na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e no Mestrado em Atenção à Saúde. No Centro Universitário de Inhumas, atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordena a Equipe editorial da Revista Educativa (PUC Goiás). Integra o Conselho Consultivo da Revista Obutchénie e da Revista Brasileira da Pesquisa Sócio-Histórico-Cultural e da Atividade. Atua como revisora de periódicos científicos da área de educação. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Teoria Histórico-cultural e Práticas Pedagógicas (CNPq). Realiza estudos e pesquisas na concepção histórico-cultural e do ensino desenvolvimental. Temas de interesse: didática, educação e desenvolvimento humano, finalidades educativas, formação de professores, formação de profissionais de saúde.

  • Valeria Soares de Lima, Universidade Estadual de Goiás

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Campi - Campo Grande - MS. Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/GO. Graduada em Pedagogia com Habilitação em Orientação Educacional - UNICESP - Faculdade de Educação. Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Nacional - Centro de Graduação e Pesquisa. Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Pós-Graduada em: Psicopedagogia, Educação a Distância, Gestão Escolar e Psicanálise Clínica. Docente efetiva da Universidade Estadual de Goiás (UEG), no ensino a distância e presencial. Vinculada ao Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede-CEAR/UEG, na função de Coordenadora Pedagógica, Professora Formadora/ Tutora e Coordenadora da Educação a Distância da UEG. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação e Aconselhamento, Coordenação, Direção, Docência Superior, Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1o. ao 9o. ano e Clinica Psicopedagógica.

Publicado

2025-08-26