ENSINAR CONCEITOS DE CIÊNCIAS EM UMA PERSPECTIVA DESENVOLVIMENTAL: PROPOSTA DE UM EXPERIMENTO DIDÁTICO FORMATIVO
DOI:
https://doi.org/10.31668/p6pabd50Palavras-chave:
Palavras-chaves: ensino de ciências; ensino desenvolvimental; formação de conceitos.Resumo
A investigação buscou esclarecer como organizar o ensino de conceitos de ciências no Ensino Fundamental, visando contribuir para que os alunos aprendam por meio da formação teórica dos conceitos, conforme os princípios da teoria do ensino desenvolvimental de Davydov. Para isso, foi realizado um experimento didático-formativo que incluiu revisão de literatura, análise lógico-histórica do conceito selecionado e pesquisa de campo, esta última conduzida em uma escola pública da rede estadual de Goiás. O estudo teve como objetivo organizar, desenvolver e analisar o processo de ensino e aprendizagem do conceito de "animal vertebrado". Participaram da pesquisa estudantes de uma turma do 6º ano e a professora regente. Os resultados proporcionaram reflexões críticas sobre os desafios do ensino escolar e ofereceram contribuições que reforçam a defesa de uma educação que promova a emancipação humana. As reflexões foram fundamentadas na perspectiva histórico-cultural, que sustenta a organização de um ensino capaz de estimular o desenvolvimento intelectual humano.
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