TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES/AS: O QUE REVELA O ESTADO DA QUESTÃO?
DOI:
https://doi.org/10.31668/renavg65Palavras-chave:
Estado da Questão; Tecnologias Educacionais; Prática Pedagógica; Educação Básica.Resumo
Este estudo analisa, com o aporte teórico do Estado da Questão, a relação entre a prática pedagógica e a utilização de tecnologias educacionais no contexto da educação básica. O mapeamento das produções ocorreu entre os meses de janeiro e março de 2025 em cinco sites de buscas. Como principais resultados observou-se uma maior participação de mulheres em pesquisas sobre tecnologias educacionais. Já as palavras/categorias que mais se relacionam com a temática explicitada foram as seguintes: recursos multimídias, processos de ensino-aprendizagem, confecção de e-books, aspectos formativos, produção textual, metacognição, gamificação, formação continuada, Ambiente Virtual de Aprendizagem e Pensamento Computacional. Sendo assim, dos 16 estudos encontrados neste Estado da Questão, 12 deles foram escritos por pesquisadoras mulheres e somente 5 foram escritos por pesquisadores. Foi perceptível ainda que o advento da pandemia por Covid-19 e, consequentemente, a imposição do Ensino Remoto, claramente influenciou o número de pesquisas sobre a temática das Tecnologias Educacionais. O ano de 2021 apresentou uma maior quantidade de publicações destinadas à referida temática. Uma característica marcante foi a descoberta da região nordeste enquanto território onde mais estudos foram realizados sobre tecnologias educacionais. Considera-se, como uma das reflexões trazidas na investigação, que, ao se tratar de temas educacionais no Brasil, não se pode desconsiderar a forte desigualdade social existente, sobretudo quando o assunto são as tecnologias educacionais.
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