v. 18 n. 2 (2018): Temporis[ação]
![Visualizar v. 18 n. 2 (2018): Temporis[ação]](http://www.revista.ueg.br/public/journals/5/cover_issue_484_pt_BR.jpg)
A Revista Temporis[ação] traz, nesta edição, o dossiê Educação Matemática: desafios contemporâneos organizado pelxs editorxs convidadxs Profa. Dra. Ana Paula Purcina Baumann e Prof. Dr. Luciano Feliciano Lima. É formado por onze artigos e dois relatos de experiência que tematizam a história da educação matemática; a história da matemática; o estágio na formação de professores de matemática; clube de matemática como contribuição à aprendizagem da docência; formação inicial e conhecimento matemático de conteúdos do ensino médio; grupos de estudos e suas potencialidades na formação continuada de professores de matemática; a problematização do ensino da matemática para a formação de sujeitos críticos; a etnomatemática (concepções sobre cultura e comércio de professores indígenas em formação inicial); educação matemática e inclusão; a importância da leitura para a aprendizagem da matemática; jogos educativos e diálogos entre literatura e geometria, dentre outros escopos. Mais uma vez, a Revista Temporis[ação] (re)afirma sua opção pelas confluências disciplinares desta vez expandindo a fronteira do conhecimento rumo ao pensamento matemático e muitos de seus desdobramentos, principalmente, aqueles relacionados à formação de professorxs e ao ensino e à aprendizagem da matemática. Agradecemos xs autorxs, pareceristas e, principalmente, xs editorxs convidadxs pelo trabalho criterioso e generoso. Apresentamos nossas desculpas pelo atraso na publicação do presente número. O contexto atual tem impactado severamente o trabalho de editoração e a sobrevivência dos periódicos científicos em nosso espaço institucional e estadual, em particular. A opção e a luta cotidiana pela produção e socialização do conhecimento mostram-se mais do que nunca como uma ação política no mundo, socialmente justa e democrática.