AS CONTRIBUIÇÕES DE JOHN DEWEY PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA BRASILEIRA NA DÉCADA DE 1930/1940

Autores

  • Janaína Mendes Pereira da SILVA UnB
  • Geraldo Eustáquio MOREIRA UnB

Resumo

Este estudo analisa as contribuições do pensamento de John Dewey para consolidação das propostas da Educação Matemática brasileira na década 1930. Apresenta as relações com as concepções de pragmatismo e democracia de John Dewey e alinha suas contribuições à identificação da Educação Matemática como uma área autônoma na educação. A histórica das ideias de Dewey, sua influência na formação das propostas educacionais, na configuração do ensino e aprendizagem da Matemática e no desenvolvimento da Educação Matemática. O pragmatismo, do Movimento Escola Nova no Brasil, da Reforma de Francisco Campos, da história da Matemática no ensino secundário por meio dos estudos de Euclides Roxo e Julio César de Melo e Souza. O pensamento de educação e democracia de Dewey marcou as reformas no ensino brasileiro, mostrando-nos que a escola é o principal local para o desenvolvimento de uma educação democrática, uma educação prática, baseada na aprendizagem pela experiência, no uso de materiais concretos e o laboratório como ferramenta de ensino.

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Publicado

2019-04-04

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Como Citar

AS CONTRIBUIÇÕES DE JOHN DEWEY PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA BRASILEIRA NA DÉCADA DE 1930/1940. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 18, n. 2, p. 15–33, 2019. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/8357.. Acesso em: 2 maio. 2025.