DAS CONCEPÇÕES DE LEITURA E SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

  • Daniel Oliveira Silva RODRIGUES Instituto Federal de Goiás - Campus Jataí-Go

Resumo

Este artigo trata da leitura no âmbito do ensino de Matemática. A partir de uma concepção de leitura alinhada aos pressupostos da Linguística Textual e do sociointeracionismo na produção dos sentidos, objetiva-se analisar as concepções de leitura e os seus desdobramentos no contexto da Educação Matemática. Para isso, apresentamos teóricos que trilham ou trilharam pela seara da leitura, como Kleiman (2013) e Orlandi (1999). Fizemos também uma abordagem de Bakhtin (2011) e Vygostky (1993), teóricos que, embora não tratassem diretamente da leitura, dão a ela uma dimensão histórica e ideologicamente situada. Machado (2013) e Gómez-Granell (2003) nos referendam no campo da Educação Matemática, principalmente no que se refere à relação imanente da matemática e língua materna. Tomamos as teorizações de Machado (2013) para explicar as aproximações entre estes dois campos do conhecimento. Já em Gómez-Granell (2003) evidenciamos a perspectiva sintático-semântica, em que a autora se posiciona contra o ensino estritamente sintático da matemática, desvinculado de uma abordagem significativa dos conteúdos, mais especificamente no que tange a sua contextualização e aproximação com a realidade dos alunos.

Biografia do Autor

  • Daniel Oliveira Silva RODRIGUES, Instituto Federal de Goiás - Campus Jataí-Go

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Publicado

2019-04-04

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Como Citar

DAS CONCEPÇÕES DE LEITURA E SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 18, n. 2, p. 198–223, 2019. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/7967.. Acesso em: 15 ago. 2025.