LITERATURA E GEOMETRIA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA:

UMA CONEXÃO POSSÍVEL

Autores

  • Kênia BOMTEMPO Professora do Instituto Federal Goiano-Morrinhos-GO
  • Márcia FRIEDRICH Secretaria Municipal de Educação de Goiânia-SMEFaculdade Unida de Campinas-FACUNICAMPS-GOIÂNIA-GO
  • Ronaldo Elias BORGES Professor do Instituto Federal Goiano. Morrinhos-GO

Resumo

Este trabalho resulta de uma experiência em sala de aula com 20 alunas da disciplina de Metodologia de Matemática I (2017) do Curso de Pedagogia do Instituto Federal onde os professores se propuseram a investigar a relação da Literatura Infantil aplicada a formação de conceitos geométricos básicos da Matemática. A experiência aqui exposta aponta para uma excelente possibilidade abrindo-se, igualmente para a realidade de formação prévia das alunas, assim como as possibilidades de proporcionar arcabouço teórico-metodológico na perspectiva fenomenológica, reflexiva e prática da Matemática considerando os fundamentos de Merleau-Ponty (2006), Candau e Lellis (1995), Coelho (2000), Machado (1991), Nasser e Sant’Anna (2000), Smole, Candido e Stancanelli (1996), para as futuras professoras de Matemática dos anos iniciais.

Biografia do Autor

  • Kênia BOMTEMPO, Professora do Instituto Federal Goiano-Morrinhos-GO

     

    Professora do Instituto Federal Goiano-Morrinhos-GO

    http://lattes.cnpq.br/6409847692106462

    Mestre em Educação em Ciências e Matemática

  • Márcia FRIEDRICH, Secretaria Municipal de Educação de Goiânia-SMEFaculdade Unida de Campinas-FACUNICAMPS-GOIÂNIA-GO

    Mestre em Educação em Ciências e Matemática (UFG)

    Apoio Técnico-Professor da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia

    Professora da Faculdade Unida de Campinas-Goiânia-GO

    http://lattes.cnpq.br/7823308595065001

  • Ronaldo Elias BORGES, Professor do Instituto Federal Goiano. Morrinhos-GO

    Doutor em Letras e linguística (UFG)

    http://lattes.cnpq.br/9774059000739053

Downloads

Publicado

2019-04-04

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Como Citar

LITERATURA E GEOMETRIA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA:: UMA CONEXÃO POSSÍVEL. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 18, n. 2, p. 237–250, 2019. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/8006.. Acesso em: 15 ago. 2025.