O DESAFIO DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NEE EM AULAS DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL DO DISTRITO FEDERAL

Autores

  • Geraldo Eustáquio MOREIRA Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) da UnB.
  • Andreza Fiorini Perez RIVERA SEEDF

Resumo

Este estudo teve como objetivo contribuir com as investigações sobre a díade Inclusão-Matemática, priorizando os aspectos inclusivos e pedagógicos dessa relação. Restritamente, objetivou orientar os professores que ensinam Matemática, conscientizando-os quanto à possibilidade e necessidade da inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE) em aulas de Matemática. O estudo foi desenvolvido em uma escola pública do Distrito Federal e, para a sua feitura, foi utilizado como instrumento de investigação a Escala Multidimensional de Inclusão de Alunos com NEE em Aulas de Matemática, bem como observações feitas em sala de aula. Os principais resultados revelaram que, embora a temática relacionada às necessidades educativas especiais seja antiga, ainda há muito que avançar; que as dificuldades encontradas pelos professores que ensinam Matemática para alunos com NEE são enormes, apesar do grande avanço que se teve nas últimas décadas; que a formação dos professores que ensinam Matemática é insuficiente, considerando o preparo para lidar com alunos com NEE; que muitos professores que ensinam Matemática, de um modo geral, apresentam resistência quanto à inclusão em suas aulas; que a formação continuada precisa ser um instrumento capaz de auxiliar os docentes nos processos de superação de suas dificuldades com a temática; que Educação Matemática Inclusiva é recente e, ainda, busca lugar no meio acadêmico. As conclusões sugerem um conjunto de questões envolvendo a formação inicial dos docentes que ensinam Matemática; os recursos didáticos disponíveis nas escolas para lidarem com alunos com NEE e a inclusão desses alunos em disciplinas exatas.

Biografia do Autor

  • Geraldo Eustáquio MOREIRA, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) da UnB.

    Doutor em Educação Matemática pela PUCSP. Professor Adjunto da Universidade de Brasília – UnB. Pesquisador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) da UnB.

  • Andreza Fiorini Perez RIVERA, SEEDF

    Mestre em Ensino de Ciências pela UEG. Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF.

Downloads

Publicado

2019-04-04

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Como Citar

O DESAFIO DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NEE EM AULAS DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL DO DISTRITO FEDERAL. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 18, n. 2, p. 135–158, 2019. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/7708.. Acesso em: 28 maio. 2025.