FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

O CLUBE DE MATEMÁTICA COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender como o Clube de Matemática da UEG – Campus Quirinópolis tem contribuído como um espaço de aprendizagem da docência para professores de Matemática em formação inicial. Está organizado segundo os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade e permite a elaboração e desenvolvimento junto às escolas-parceiras, de conjuntos de atividades de ensino de conteúdos matemáticos que são alicerçadas teórico-metodologicamente nas Atividades Orientadoras de Ensino (AOE) e são compostas de uma Situação Desencadeadora da Aprendizagem (SDA) conexa à síntese histórica do conceito matemático. O Clube tem como sujeitos participantes licenciandos em Matemática e os alunos do ensino fundamental das escolas que participam do referido projeto de pesquisa. Os resultados parciais dão indícios de mudança qualitativa no processo formativo dos professores de Matemática. Tais mudanças se firmam nas contribuições da organização da aprendizagem da docência proposta no Clube de Matemática. Também ressalta-se o papel da AOE no planejamento das ações como essencial na prática educativo-formativa delineada o Clube, destacando-se como elemento fundamental para a organização da aprendizagem da docência em Matemática, estando, portanto, em unidade com o conhecimento teórico sobre os conteúdos matemáticos ensinados na educação básica.

Biografia do Autor

  • Roberto Barcelos SOUZA, Universidade Estadual de Goiás

    Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da UEG e Professor colaborador no programa de pós-graduação em Educação para Ciências em Matemática da UFG. Professor do departamento da matemática da UEG Câmpus Quirinópolis (GO)

  • Maria Marta da SILVA, Universidade Estadual de Goiás

    Professora do Departamento de Matemática da UEG Câmpus Quirinópolis

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Publicado

2019-04-04

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Como Citar

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: O CLUBE DE MATEMÁTICA COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 18, n. 2, p. 49–70, 2019. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/8027.. Acesso em: 15 ago. 2025.

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