HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PRESCRITA EM DOCUMENTOS CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
RELAÇÕES COM A HUMANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Resumo
No presente artigo, apresentamos reflexões sobre como a História da Matemática (HM) está sendo prescrita pelos documentos curriculares norteadores para o Ensino Fundamental brasileiro. Neste sentido, a partir do método qualitativo, baseado em pesquisas do tipo bibliográfica e documental, estabelecemos para os fins desta investigação a técnica de análise documental com o objetivo de identificar e apresentar reflexões sobre como a História da Matemática se encontra prescrita no currículo do Ensino Fundamental brasileiro e, de acordo com essas prescrições, como pode contribuir para o processo de humanização do conhecimento matemático, considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Paraná (DCE) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Pela análise, evidenciamos que os PCN apresentam a HM como um instrumento de acesso da própria identidade cultural, na busca de respostas e conceitos tratados em conexão com a sua história. As DCE preconizam que a HM por ser o fio condutor que direciona os porquês da Matemática, possibilita ao estudante a análise e a discussão de razões para aceitar o conhecimento matemático. Entretanto, a BNCC, documento curricular mais recente, congrega que a HM estabelece significados aos conceitos matemáticos ao ser contestada com a realidade dos estudantes, mas oculta sua presença na organização curricular que propõe.