AS CONTRIBUIÇÕES DE MARIA MONTESSORI PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Aldileia da Silva SOUZA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
  • Geraldo Eustáquio MOREIRA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UnB

Resumo

O presente artigo busca analisar o legado e as contribuições de Maria Tecla Artemisia Montessori, deixado para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Um breve histórico de seus métodos pedagógicos inovadores, bem como os fatores relevantes para o ensino da Matemática, conhecimentos dos métodos por ela criados, foram abordados. O referencial teórico e suas obras enfatizam suas ideias e pensamentos marcantes para a educação, sobretudo para a Matemática. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica para o desenvolvimento da temática especificada, assentado na necessidade de analisar os materiais bibliográficos consultados. As análises evidenciaram que o legado e os métodos pedagógicos de Maria Montessori contribuem para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática, uma vez que utiliza material concreto, com forte apelo visual e tátil.

Downloads

Publicado

2020-06-15

Edição

Seção

ARTIGO ACADÊMICO

Como Citar

AS CONTRIBUIÇÕES DE MARIA MONTESSORI PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 20, n. 01, p. 22, 2020. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/8988.. Acesso em: 2 maio. 2025.