POR TRÁS DO MONOGRAMA DO MOVIMENTO LGBTQIAPN+

VIDAS, REPRESENTATIVIDADE E ESCLARECIMENTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/rta.v22i02.13262

Palavras-chave:

Representatividade, Movimento LGBTQIAPN, Significados, Direitos Humanos, Homofobia

Resumo

O presente estudo teve como objetivo geral investigar os conhecimentos de docentes e estudantes da Pós-Graduação de uma universidade pública sobre os significados das letras que compõem a sigla monogramática do movimento LGBTQIAPN+, com o propósito de fomentar diálogos e debates que despertem o seu interesse pela defesa de questões socioeducacionais voltadas aos Direitos Humanos dos componentes do grupo, dando-lhes condições de saber que cada monograma representa muito mais que uma orientação sexual ou identidade de gênero: representa vidas silenciadas pelo preconceito e homofobia. De forma restrita, intencionou esclarecer eventuais descompassos e desconhecimentos sobre a defesa de se ter no referido monograma o englobamento de todos os excluídos do convívio socioeducacional. O estudo foi realizado por meio da pesquisa aplicada (questionário on-line), com variáveis demográficas e quatro questões foram aplicadas. O instrumento foi aplicado a 27 docentes de uma Faculdade de Educação, com retorno de 19 respostas, e 20 estudantes da Pós-Graduação em Educação, com 15 respostas, totalizando 34 respondentes. Os resultados evidenciaram o desconhecimento de parte dos participantes acerca do traço que marca o grupo LGBTQIAPN+; o reconhecimento de apenas parte do movimento LGBTQIAPN+; a necessidade de trazer para o debate questões atinentes à diversidade e, ainda, esclarecer a constituição do grupo, bem como a significância de cada uma das letras do monograma. Conclusivamente, temas relacionados à identidade de gênero, sexualidade, homofobia, diversidade e orientação sexual requerem a adoção de políticas públicas educacionais com amplo debate e esclarecimentos sobre a diversidade e a diferença.

Biografia do Autor

  • Geraldo Eustáquio MOREIRA, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) da UnB.

    Realizou Pós-Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ, 2020). Possui Doutorado em Educação Matemática pela PUCSP (2012), com Estágio Doutoral na Universidade do Minho (Portugal); Mestrado em Educação pela UCB (2005); Pós-Graduação em de Ensino da Matemática pela UNICLAR (2000); Licenciatura em Ciências pela UEG (1996); Licenciatura em Matemática pela UNOESTE/SP (1999) e Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto Superior Fátima/DF (2013). É Professor Adjunto da Universidade de Brasília - UnB, atuando na Faculdade de Educação, no Departamento de Métodos e Técnicas, onde é Chefe de Departamento pelo terceiro mandato; está vinculado aos Cursos de Educação (Licenciaturas) e é Professor/Pesquisador da Pós-Graduação, níveis Mestrado e Doutorado, do Programa de Educação (PPGE), onde desenvolve pesquisas assentadas na Linha Educação em Ciências e Matemática, relacionadas à Educação Matemática; à Matemática e à Educação. Desde 2022, é Tutor do Programa de Educação Tutorial de Educação do MEC junto à FE/UnB - PET-Edu. Tem feito pesquisa, ensino e extensão associados a uma atuação profissional que busca consolidar abordagens construtivistas na formação de professores de Matemática, sobretudo nas subáreas da Matemática, da Educação Matemática Inclusiva, da Etnomatemática e da Cognição Matemática. Associado a estes aspectos, tem atuado pela profissionalidade, trabalho e condições da docência de professores que ensinam Matemática; epistemologias e etnociências. Focaliza, de forma complementar e associada às questões de identidade e saberes, na formação para a docência neste campo, sobretudo no plano das didáticas específicas de Educação Matemática, Matemática e Educação Matemática Inclusiva. É líder do grupo de pesquisa "Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM". Secretário Geral da SBEM Nacional (2019 - 2022). Membro da Diretoria Nacional Executiva da Sociedade Brasileira de Educação Matemática SBEM-Nacional, onde ocupa o cargo de Primeiro Secretário e compõe a Comissão Editorial Nacional, tendo coordenado os Editais de e-books da SBEM de 2020 e 2021. É, também, consultor e avaliador Ad Hoc do INEP/MEC/SINAES e avaliador Ad Hoc de revistas na área de Educação Matemática e Educação.

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Publicado

2022-11-28

Edição

Seção

DOSSIÊ LGBTQIA+ NA EDUCAÇÃO

Como Citar

POR TRÁS DO MONOGRAMA DO MOVIMENTO LGBTQIAPN+: VIDAS, REPRESENTATIVIDADE E ESCLARECIMENTOS. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 22, n. 02, p. 20, 2022. DOI: 10.31668/rta.v22i02.13262. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/13262.. Acesso em: 17 maio. 2024.