POR TRÁS DO MONOGRAMA DO MOVIMENTO LGBTQIAPN+
VIDAS, REPRESENTATIVIDADE E ESCLARECIMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.31668/rta.v22i02.13262Palavras-chave:
Representatividade, Movimento LGBTQIAPN, Significados, Direitos Humanos, HomofobiaResumo
O presente estudo teve como objetivo geral investigar os conhecimentos de docentes e estudantes da Pós-Graduação de uma universidade pública sobre os significados das letras que compõem a sigla monogramática do movimento LGBTQIAPN+, com o propósito de fomentar diálogos e debates que despertem o seu interesse pela defesa de questões socioeducacionais voltadas aos Direitos Humanos dos componentes do grupo, dando-lhes condições de saber que cada monograma representa muito mais que uma orientação sexual ou identidade de gênero: representa vidas silenciadas pelo preconceito e homofobia. De forma restrita, intencionou esclarecer eventuais descompassos e desconhecimentos sobre a defesa de se ter no referido monograma o englobamento de todos os excluídos do convívio socioeducacional. O estudo foi realizado por meio da pesquisa aplicada (questionário on-line), com variáveis demográficas e quatro questões foram aplicadas. O instrumento foi aplicado a 27 docentes de uma Faculdade de Educação, com retorno de 19 respostas, e 20 estudantes da Pós-Graduação em Educação, com 15 respostas, totalizando 34 respondentes. Os resultados evidenciaram o desconhecimento de parte dos participantes acerca do traço que marca o grupo LGBTQIAPN+; o reconhecimento de apenas parte do movimento LGBTQIAPN+; a necessidade de trazer para o debate questões atinentes à diversidade e, ainda, esclarecer a constituição do grupo, bem como a significância de cada uma das letras do monograma. Conclusivamente, temas relacionados à identidade de gênero, sexualidade, homofobia, diversidade e orientação sexual requerem a adoção de políticas públicas educacionais com amplo debate e esclarecimentos sobre a diversidade e a diferença.
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