A COLONIALIDADE E AS CRIANÇAS

REFLEXÕES SOBRE CLASSE E RAÇA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Rosária Helena Ruiz NAKASHIMA Universidade Federal do Tocantins
  • Sariza Oliveira Caetânio VENÂNCIO Universidade Federal do Tocantins
  • Antonio Henrique Ruiz NAKASHIMA Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB - Unesp)
  • Dernival Venâncio RAMOS JÚNIOR Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Resumo

O artigo relata uma experiência extensionista, que problematizou o preconceito racial, com os estudantes do ensino fundamental e médio de uma escola estadual na cidade de Araguaína, Tocantins. A discussão dos resultados desta experiência foi embasada em aportes teóricos da colonialidade do poder, psicanálise e da psicologia educacional, além de documentos oficiais brasileiros, visando contribuir com a formação de professores e outros profissionais da educação na abordagem desse tema. A experiência pedagógica revelou dois tipos de silenciamentos: um, caracterizado por estudantes que expressaram recusa em falar sobre a dimensão do preconceito já vivenciada, outro de caráter social e institucional, referente ao tema do preconceito racial.

Biografia do Autor

  • Dernival Venâncio RAMOS JÚNIOR, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

    Possui graduação em História pela Universidade Federal de Goiás (2002), mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (2004) e doutorado em História pela Universidade de Brasília (2009). Atualmente é professor da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Araguaína. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea da América e da Africa, atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura e Literatura Caribe, com ênfase na Colombia, e História, Nação e Literatura na África, com ênfase em Angola.

Downloads

Publicado

2020-02-13

Edição

Seção

DOSSIÊ AFRICANIDADES BRASILEIRAS

Como Citar

A COLONIALIDADE E AS CRIANÇAS: REFLEXÕES SOBRE CLASSE E RAÇA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 19, n. 2, p. 18, 2020. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/9012.. Acesso em: 20 maio. 2024.