ENTRE SENTIDOS E DISCURSOS

UMA ETNOGRAFIA DAS AULAS DE LITERATURA AFRICANA

Autores

  • Hélio Márcio Nunes LACERDA Instituto Federal do Tocantins
  • Dernival Venâncio RAMOS JÚNIOR Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Esta pesquisa investigou a disciplina de Introdução à Literatura Africana em Língua Portuguesa, no curso de Letras em uma universidade pública. A investigação aconteceu entre Agosto de 2014 e Junho de 2015, em 3 (três) turmas de licenciatura em Letras, da Universidade Federal do Tocantins. Para geração de dados: 1) usamos, da História Oral, a técnica de entrevista semi-estruturada; 2) a observação participante direta; e 3) diário de campo. Os dados foram analisados a partir da Análise de Discurso de Pêcheux. A fim de nortear a investigação, a pergunta de pesquisa era: O que acontece na aula de Literatura Africana? Os resultados, aqui apresentados, apontam para choques discursivos que tornaram as aulas um espaço de constante tensão e embate ideológico.

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Publicado

2020-04-06

Edição

Seção

ARTIGO ACADÊMICO

Como Citar

ENTRE SENTIDOS E DISCURSOS: UMA ETNOGRAFIA DAS AULAS DE LITERATURA AFRICANA. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 19, n. 1, p. 19, 2020. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/9076.. Acesso em: 20 maio. 2024.

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