ALI É MEU MUNDO, É MEU ESPAÇO DE CRESCIMENTO
SABERES E EXPERIÊNCIAS DOCENTES EM ARAGUAÍNA (TO)
Resumo
Este artigo teve como objetivos conhecer e problematizar os saberes docentes de quatro professores da rede estadual de ensino da cidade de Araguaína-TO. Para isso, evidenciou os saberes experienciais dos professores e as narrativas do saber ser professor/a. A partir dos direcionamentos da metodologia da História Oral, os entrevistados narraram suas histórias de vida, articuladas às experiências docentes, o que possibilitou percebê-los como narradores de suas vidas, mas também como interlocutores desta pesquisa. O texto estabeleceu diálogo entre os relatos dos professores e autores como: Alessandro Portelli, Maurice Tardif, Miguel Arroyo, Paul Thompson, Verena Alberti, dentre outros. Os resultados destacaram saberes que emergiram das narrativas sobre o saber ser professor/a: primeiras experiências docentes; mobilização dos saberes experienciais no exercício da docência e, desafios e possibilidades do ser professor/a. A pesquisa evidenciou um repertório de conhecimentos dos entrevistados sobre a profissão docente e suas percepções sobre o universo educacional. Considerou que esses professores/as da rede estadual de ensino de Araguaína-TO, inseridos no contexto da educação básica, são sujeitos que construíram e produziram saberes docentes, mobilizados em diversas situações da profissão, considerados relevantes à formação inicial e continuada de outros professores.
