ALI É MEU MUNDO, É MEU ESPAÇO DE CRESCIMENTO

SABERES E EXPERIÊNCIAS DOCENTES EM ARAGUAÍNA (TO)

Autores

Resumo

Este artigo teve como objetivos conhecer e problematizar os saberes docentes de quatro professores da rede estadual de ensino da cidade de Araguaína-TO. Para isso, evidenciou os saberes experienciais dos professores e as narrativas do saber ser professor/a. A partir dos direcionamentos da metodologia da História Oral, os entrevistados narraram suas histórias de vida, articuladas às experiências docentes, o que possibilitou percebê-los como narradores de suas vidas, mas também como interlocutores desta pesquisa. O texto estabeleceu diálogo entre os relatos dos professores e autores como: Alessandro Portelli, Maurice Tardif, Miguel Arroyo, Paul Thompson, Verena Alberti, dentre outros. Os resultados destacaram saberes que emergiram das narrativas sobre o saber ser professor/a: primeiras experiências docentes; mobilização dos saberes experienciais no exercício da docência e, desafios e possibilidades do ser professor/a. A pesquisa evidenciou um repertório de conhecimentos dos entrevistados sobre a profissão docente e suas percepções sobre o universo educacional. Considerou que esses professores/as da rede estadual de ensino de Araguaína-TO, inseridos no contexto da educação básica, são sujeitos que construíram e produziram saberes docentes, mobilizados em diversas situações da profissão, considerados relevantes à formação inicial e continuada de outros professores.

Biografia do Autor

  • Bruna da Silva CARDOSO, Colégio Estadual Sebastião Rodrigues Sales/SEDUC-TO

    Graduada em História (Licenciatura) e Mestra em Estudos de Cultura e Território pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professora da Rede Estadual de Ensino do Tocantins, no Colégio Estadual Sebastião Rodrigues Sales, Brasilândia-TO.

  • Rosária Helena Ruiz NAKASHIMA, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

    Pedagoga. Mestra em Educação pela Unicamp. Doutora na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da USP. Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Araguaína-TO.

Downloads

Publicado

2021-02-03

Edição

Seção

DOSSIÊ CULTURA E TERRITÓRIO NA AMAZÔNIA

Como Citar

ALI É MEU MUNDO, É MEU ESPAÇO DE CRESCIMENTO: SABERES E EXPERIÊNCIAS DOCENTES EM ARAGUAÍNA (TO). Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 20, n. 02, p. 24, 2021. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/11095.. Acesso em: 2 maio. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)