APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ CULTURA E TERRITÓRIO NA AMAZÔNIA “JUNO BRASIL CUSTÓDIO DE SOUZA”

Resumo

Este texto refere-se a apresentação do dossiê Cultura e Território na Amazônia.

Biografia do Autor

Vinícius Gomes de AGUIAR

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2006), mestrado em Geotecnia e Construção Civil pela Universidade Federal de Goiás (2009) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2015). Atualmente é docente do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Tocantins, é membro do Neuza - Núcleo de Pesquisa e Extensão em Saberes e Práticas Agroecológicas - e atua como professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCult). Com experiência em trabalhos envolvendo conflitos ambientais, territoriais, cartografia e comunidades tradicionais.

David Junior de Souza SILVA, UNIFAP

Professor Adjunto do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Professor Permanente no Mestrado Profissional em Ensino de História da UNIFAP. Editor-Gerente da Revista PRACS - Revista de Ciências Sociais da Unifap, desde 2019. Pós-Doutorando no Programa de Pós-Graduação em História (Mestrado Acadêmico) da Universidade Federal do Amapá - PPGH/UNIFAP. Doutor em Geografia pelo Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (IESA/UFG). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Experiência em Ciências Sociais, realizando investigações sobre Movimentos Étnicos, Movimentos Sociais e Sociologia da Amazônia; e em Epistemologia e Metodologia das Ciências Sociais. Integrante do Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Cultura e Políticas Públicas (CNPq/Unifap). Coordenador do Núcleo de Estudos em Etnopolítica e Territorialidades da Amazônia - NETTA/UNIFAP. Membro da Rede de Pesquisa sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia. Integrante da Red Latinoamericana de Metodología de las Ciencias Sociales [RedMet].

Claudina Azevedo MAXIMIANO, IFAM

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (2003), mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2008) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas (2015). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação indígena, cidade, amazônia, agroecologia e adolescentes e jovens indígenas. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa Afro-brasileira e Indígena (NEABI). Coordenadora do Minilaboratório de Cartografia Social e Técnicas de Gestão Territorial do IFAM/campus Lábrea.

Jesus Marmanillo PEREIRA, UFMA

Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba (PPGS-UFPB).Doutorando em Antropologia pela mesma instituição(PPGA-UFPB). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (PPGCSOC-UFMA). Graduado (Bacharelado e Licenciatura) em Ciências Sociais (2008) e História (2007) pela mesma instituição. Graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Maranhão (CCSST-Imperatriz), lotado no curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia, e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Maranhão(PPGS-UFMA).Tem experiência na área de Antropologia e Sociologia Visual, História Social, Sociologia e Antropologia Política, Sociologia e Antropologia Urbana, atuando principalmente em temas relacionados às etnografias visuais, movimentos sociais e identidades coletivas, populações estigmatizadas na cidade e violência urbana.

Publicado
2021-04-29
Seção
DOSSIÊ CULTURA E TERRITÓRIO NA AMAZÔNIA