A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

UMA PERSPECTIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CAMPOS LINDOS (TO)

Autores

Resumo

O artigo enfatiza uma discussão com vistas à compreensão das dificuldades que levam alunos trabalhadores que frequentam as escolas públicas da cidade, a tomar a decisão de abandonar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) para desenvolver atividades voltadas ao agronegócio de Campos Lindos (TO). O texto traz uma abordagem sobre os problemas existentes no cenário educacional, evidenciando que a infraestrutura pouco adequada das escolas públicas no município, bem como o planejamento da educação em Campos Lindos sem considerar a condição social dos estudantes, em especial dos jovens e adultos, o que não permite que se obtenha bons resultados, tanto para professores, quanto para estudantes. Alguns elementos de representação deste contexto estão nos baixos indicadores sociais, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb), destacando na análise que os jovens e adultos que abandonam a EJA podem cooperar para a melhoria desses indicadores. A pesquisa é de abordagem quanti-qualitativa, com análise documental, entrevista semiestruturada como instrumento de geração de dados e o uso da cartografia temática. O suporte teórico estrutura-se, sobretudo, a partir de Minayo (2009), Sá-Silva, Almeida e Guindane (2009), Severino (2007), Martinelli (2009), Jolly (2004), Santos (2019), Prearo, Maraccini e Romeiro (2014,), Jannuzzi (2002), Bourdieu (2007), Freire (2007), Romanelli (1986), Haddad (2017), Haddad e Di Pierro (2000). Os dados revelaram que a educação tem participação significativa para que os indicadores sociais continuem com resultados baixos.

Biografia do Autor

  • Rosalia de Sousa Lima COSTA, Universidade Federal do Tocantins

    Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Estudos Interdisciplinares de Cultura e Território (PPGCULT). Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Tocantins (2001). Especialização Latu Sensu em Reengenharia de Projetos educacionais - gestão ambiental. Professora efetiva da rede estadual do Tocantins e rede municipal de Campos Lindos (TO). É pesquisadora voltada a área da educação, geografia, sociologia e tecnologia.

  • Vinicius Gomes de AGUIAR, UFT

    Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2006), mestrado em Geotecnia e Construção Civil pela Universidade Federal de Goiás (2009) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2015). Atualmente é docente do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Tocantins, é membro do LabGeo - Laboratório de Geotecnologias - e do Neuza - Núcleo de Pesquisa e Extensão em Saberes e Práticas Agroecológicas - e atua como professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCult). Com experiência em trabalhos envolvendo conflitos ambientais, territoriais, cartografia e comunidades tradicionais.

Downloads

Publicado

2020-12-19

Edição

Seção

DOSSIÊ CULTURA E TERRITÓRIO NA AMAZÔNIA

Como Citar

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PERSPECTIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CAMPOS LINDOS (TO). Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 20, n. 02, p. 29, 2020. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/11074.. Acesso em: 17 maio. 2024.