A PANDEMIA FEZ ISSO! AFETAÇÕES SUBJETIVAS EM ESTUDANTES DO INGRESSO À UNIVERSIDADE NACIONAL DE QUILMES

Autores

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Estudantes Ingressantes, Pandemia, Universidade

Resumo

A irrupção da COVID-19 representou uma alteração social significativa no século XXI, deixando marcas na vida de muitas pessoas, cujas consequências ainda estão sendo processadas. Este estudo foca nos estudantes que ingressaram na Universidade Nacional de Quilmes (UNQ) em 2022, quando a modalidade presencial foi retomada, para analisar como a pandemia afetou suas experiências educacionais e sociais. Com um enfoque na educação em direitos humanos e cidadania, pretende-se dar visibilidade às afetações nas socializações juvenis, nos trajetos educacionais e na participação política. A pesquisa considera as condições prévias de escolarização, as práticas e significados nos trajetos educacionais, e o uso de tecnologias. Além disso, busca-se identificar continuidades e rupturas em processos preexistentes. A universidade pública, no contexto pós-pandemia, continua enfrentando desafios para garantir uma educação de qualidade que atenda às necessidades, desejos e demandas dos estudantes. Na Argentina, a massificação do acesso à educação superior e a diversificação da oferta acadêmica são fenômenos destacados. A pandemia reforçou a relevância da ciência e o papel das universidades como geradoras de conhecimento. As representações sociais da pandemia envolveram aspectos cognitivos, emocionais e ético-morais, influenciando as respostas coletivas. Este estudo analisa os testemunhos dos estudantes para compreender melhor as afetações subjetivas e propõe fortalecer a luta pela ampliação de direitos na educação superior.

Biografia do Autor

  • Matias Pascual Penhos, Universidad Nacional de Quilmes

    Magíster en Sociología de la Cultura (UNSAM) y Licenciado y Profesor en Sociología (UBA). Profesor, investigador y extensionista de la Universidad Nacional de Quilmes

  • Juliana Barboza, Universidad Nacional de Quilmes

    Estudiante de grado del Profesorado de Historia y la Lic. en Ciencias Sociales de la UNQ

  • Matías Ferreyra, Universidad Nacional de Quilmes.

    Estudiante de grado del Profesorado de Ciencias Sociales de la UNQ y la Lic. en Ciencias Políticas (UBA)

Referências

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

A PANDEMIA FEZ ISSO! AFETAÇÕES SUBJETIVAS EM ESTUDANTES DO INGRESSO À UNIVERSIDADE NACIONAL DE QUILMES. (2024). ReDiS - Revista De Direito Socioambiental (UEG), 2(03), 105-131. //www.revista.ueg.br/index.php/redis/article/view/15654

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