A PANDEMIA FEZ ISSO! AFETAÇÕES SUBJETIVAS EM ESTUDANTES DO INGRESSO À UNIVERSIDADE NACIONAL DE QUILMES
Palavras-chave:
Direitos Humanos, Estudantes Ingressantes, Pandemia, UniversidadeResumo
A irrupção da COVID-19 representou uma alteração social significativa no século XXI, deixando marcas na vida de muitas pessoas, cujas consequências ainda estão sendo processadas. Este estudo foca nos estudantes que ingressaram na Universidade Nacional de Quilmes (UNQ) em 2022, quando a modalidade presencial foi retomada, para analisar como a pandemia afetou suas experiências educacionais e sociais. Com um enfoque na educação em direitos humanos e cidadania, pretende-se dar visibilidade às afetações nas socializações juvenis, nos trajetos educacionais e na participação política. A pesquisa considera as condições prévias de escolarização, as práticas e significados nos trajetos educacionais, e o uso de tecnologias. Além disso, busca-se identificar continuidades e rupturas em processos preexistentes. A universidade pública, no contexto pós-pandemia, continua enfrentando desafios para garantir uma educação de qualidade que atenda às necessidades, desejos e demandas dos estudantes. Na Argentina, a massificação do acesso à educação superior e a diversificação da oferta acadêmica são fenômenos destacados. A pandemia reforçou a relevância da ciência e o papel das universidades como geradoras de conhecimento. As representações sociais da pandemia envolveram aspectos cognitivos, emocionais e ético-morais, influenciando as respostas coletivas. Este estudo analisa os testemunhos dos estudantes para compreender melhor as afetações subjetivas e propõe fortalecer a luta pela ampliação de direitos na educação superior.
Referências
ALTOMARE, M. Representaciones sociales: saber, hacer e identidad. En: CHARDON, M. (coord.) Transformaciones del espacio público. Los actores, las prácticas, las representaciones. Buenos Aires: La Crujía, 2011. p. 177-188.
BADANO, M. La educación superior como derecho, debates estructurales y apuntes para una agenda. En: BIBER, G. [et al.] (comp.) La Educación Superior como derecho: sentidos, prácticas y apuestas para una agenda de ingreso y permanencia en las Universidades Públicas. San Luis, Argentina: Nueva Editorial Universitaria UNSL, 2023. p. 13-19.
BRACCHI, C. Descifrando el oficio de ser estudiantes universitarios: entre la desigualdad, la fragmentación y las trayectorias educativas diversificadas. Revista Trayectorias Universitarias, vol. 2, n. 3, 2016, p. 3-14.
BRARDINELLI, R.; CARBONI, D. Universidad y derechos humanos. Una relación desafiante. Bernal: Editorial UNQ, 2021.
CARLI, S. El estudiante universitario. Hacia una historia del presente de la universidad pública. CABA: Editorial Siglo XXI, 2012.
CHAVES, M. Juventud negada y negativizada: representaciones y formaciones discursivas vigentes en la Argentina contemporánea. Revista Última Década, n. 23, Valparaíso, Chile: CIDPA, diciembre 2005. p. 9-32.
DUBET, F. Los estudiantes. CPU-e. Revista de Investigación Educativa, n. 1, julio-diciembre 2005.
FEIERSTEIN, D. Pandemia. Un balance social y político de la crisis del COVID-19. CABA: Fondo de Cultura Económica, 2021.
GARCÍA DE FANELLI, A.; MARQUINA, M.; RABOSSI, M. Acción y reacción en época de pandemia: La universidad argentina ante a la COVID-19. Revista de Educación Superior en América Latina (ESAL), n. 8, julio-diciembre 2020.
PENHOS, M. Vicisitudes y miradas convergentes sobre educación en derechos humanos en dos universidades nacionales: Mar del Plata y Luján de la universidad pública argentina. En: NOGUEIRA DIÓGENES, E.; MARCELINO BRABO, T. (org.) Educação em direitos humanos: paz, democracia e justiça social. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2018. p. 283-316.
PENHOS, M.; DRAGANI, E. La Declaración de la CRES 2008 y sus derivaciones en el campo de la universidad pública argentina. En: BRARDINELLI, R.; CARBONI, D. (comp.) Universidad y Derechos Humanos: una relación desafiante. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes, 2021. p. 162-204.
PENHOS, M. [et al.]. Las percepciones de derechos humanos en estudiantes universitarios: informe de la encuesta realizada en el Departamento de Ciencias Sociales de la Universidad Nacional de Quilmes. Bernal: Editorial UNQ, 2021.
PENHOS, M. Crearen pandemia. Revista de Ciencias Sociales, segunda época, n. 37, otoño 2020, p. 243-253, edición digital.
RIPA, L.; BRARDINELLI, R. La era de los DH: realidades, tensiones y universidad. En: LOZANO, M.; FLORES, J. (comp.) Democracia y sociedad en la Argentina contemporánea. Reflexiones sobre tres décadas. Bernal: Editorial UNQ, 2014. p. 151-169.
TOMASEVSKI, Katarina. Indicadores del derecho a la educación. Revista Interamericana de Derechos Humanos (IIDH), n. 40, julio-diciembre 2004, p. 341-388.
VERGARA QUINTERO, M. La naturaleza de las representaciones sociales. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, vol. 6, n. 1, enero-junio 2008. Universidad de Manizales (Colombia), p. 55-80.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 ReDiS - Revista de Direito Socioambiental (UEG)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O(s) autor(es) concorda(m) e declara(m) que:
- forneceu(forneceram) informações exatas e verdadeiras e não criou(criaram) falsa identidade ou utilizou-se(utilizaram-se) de subterfúgios com a finalidade de enganar pessoas, instituições ou de obter benefícios de qualquer natureza;
- ele(eles) é(são) o(s) único(os) responsável(responsáveis) por toda e qualquer informação, estando sujeito às implicações administrativas e legais decorrentes de declarações inexatas ou falsas (Art. 298 e 299 do Código Penal Brasileiro) que possam causar prejuízos à Revista ou a terceiros;
- não utilizou(utilizaram) a revista para fins ilegais, ilícitos ou proibidos, que viole a privacidade ou direitos de terceiros, incluindo direitos autorais ou de propriedade intelectual.