O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Este trabalho é de minha (nossa) autoria, é original, inédito e exclusivo (não está sendo avaliado para publicação por outra revista).
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word.
  • Declaro conhecer as normas da Revista de Direito Socioambiental (UEG), que os trabalhos em coautoria representam efetiva participação dos autores na sua produção e que a simples orientação de trabalho realizada por docente não garante e representa a coautoria do texto.
  • O texto está em formato Word, tamanho A4, orientação “retrato”, fonte 12, Times New Roman, em espaço 1,5 com as seguintes margens: superior e esquerda de 3,0 cm e direita e inferior de 2,0 cm. As páginas não poderão conter numeração.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • Informei, caso tenha, a agência de fomento vinculada à pesquisa.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, no sistema double blind peer review (duplo cego) de avaliação por pares, conforme instruções disponíveis em "Assegurando a Avaliação Cega por Pares".
  • O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do(s) seu(s) email(s) no(s) minicurrículo(s) da versão final do artigo aceito.

Diretrizes para Autores

Os textos devem ser submetidos gratuitamente, em fluxo contínuo, na página eletrônica da Revista após o cadastro como “AUTOR”, seguindo-se os passos de submissão.

A ReDiS - Revista de Direito Socioambiental (UEG) não cobra taxas de submissão ou de processamento de artigos.

REDIS publica artigos originais e resenhas de pesquisadores Doutores ou Mestres, acompanhados, ou não, de coautores (no máximo, três), das áreas de Direito e ciências afins que pesquisam temas na perspectiva do escopo da revista.

Entrevistas poderão ser publicadas somente com a autorização expressa do entrevistado, que deverá ser referência no assunto tratado, devendo tratar de tema relevante para o Direito, dentro do escopo da revista.

Além de duas publicações anuais, serão organizados números temáticos, organizados por pesquisadores convidados, contendo prazo para envio e apreciação de artigos, resenhas e entrevistas.

Traduções somente serão aceitas caso o texto seja inédito no Brasil e o tradutor figure como coautor do texto ou quando o tradutor tiver sido autorizado expressamente por todos os autores.

Serão aceitos artigos em português, espanhol, inglês, francês e italiano. Quando a língua pátria não for o português, dentre as outras línguas escolhidas para grafar o título e o resumo (trilíngues) deverá estar o português, obrigatoriamente e, em ordem de preferência, o inglês e o espanhol.

 

a) Sistema de avaliação

Os artigos submetidos pelo site da Revista passarão por duas fases de avaliação: a primeira fase será realizada pela equipe editorial e destina-se à verificação do cumprimento destas Diretrizes para Autores (prazo máximo: 30 dias); em caso de aprovação na primeira fase, o artigo será encaminhado para a avaliação cega por pares, sendo essa avaliação a segunda fase, na qual o artigo poderá ser aprovado, aprovado com correções obrigatórias ou rejeitado (prazo máximo: 60 dias, prorrogável por igual período).

Em todos os casos, a decisão editorial e as avaliações serão enviadas por e-mail ao autor – em caso de coautoria, ao coautor que se cadastrou na submissão como contato principal. No caso de aprovação com correções obrigatórias, o autor terá até 15 (quinze) dias úteis para enviar pelo sistema da Revista a versão corrigida do artigo, que passará por conferência da equipe editorial. Tal prazo poderá ser ajustado pelos editores, a pedido dos autores, com base na complexidade das correções a serem realizadas.

A fim de cumprir com a exigência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no que concerne à exogenia dos artigos, a cada número, os editores selecionarão artigos de outras unidades da Federação, que não Goiás, na percentagem mínima de 50%. 75%

Todos os artigos submetidos à Revista serão previamente analisados por um detector de plágio. Os artigos reprovados pelo detector serão minunciosamente analisados pela equipe editorial e, quando for o caso, esta solicitará informações adicionais ao autor. Caso o plágio seja confirmado pela equipe editorial da Revista, o artigo será sumariamente rejeitado.

A revista estimula a publicação bilíngue, logo terão prioridade artigos que tenham versão em inglês e português ou inglês e outra língua aceita. Também terão prioridade artigos de autores estrangeiros e artigos que sejam frutos de pesquisas fomentadas por agências nacionais e internacionais.

 

Avaliação cega por pares

A REDIS tem o objetivo de publicar artigos científicos, resenhas e entrevistas de autores de instituições de ensino ou pesquisa, nacionais ou estrangeiras.  

1. Serão aceitas colaborações inéditas e a publicação de um artigo está condicionada a sua adequação às normas editoriais. Seu simples recebimento desobriga a sua publicação.

2. Os artigos serão avaliados mediante o processo de avaliação pelos pares, ou seja, os artigos serão submetidos à aprovação de no mínimo 2 avaliadores que sejam especialistas nos temas tratados. Os artigos serão enviados para a avaliação sem a identificação de autoria.

3. Os originais serão imediatamente encaminhados aos avaliadores. O processo de seleção de artigos envolve avaliação de especialistas e do Comitê Editorial. No sumário, a sequência de títulos de artigos obedecerá à ordem alfabética de sobrenomes de autores.

4. A revista se reserva o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.

5. Os artigos publicados na revista podem ser reimpressos, total ou parcialmente, desde que seja consignada a fonte de publicação original.

6. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade. 

Política de avaliação

Os artigos submetidos passarão por duas fases de avaliação: a primeira fase será realizada pela Equipe Editorial e se destina à verificação do cumprimento das Diretrizes para Autores disponíveis no site da Revista; em caso de aprovação na primeira fase, o artigo será encaminhado para a avaliação duplo cega, sendo essa avaliação a segunda fase.

Na segunda fase – avaliação cega por pares – o artigo poderá ser aprovado, aprovado com correções obrigatórias ou rejeitado.

Em todos os casos a decisão editorial e as avaliações serão enviadas por e-mail ao autor – em caso de coautoria, ao coautor que se cadastrou na submissão como contato principal. No caso de aprovação com correções obrigatórias, o autor terá 5 dias úteis para enviar pelo sistema da Revista a versão corrigida do artigo, que passará por conferência da Equipe Editorial.

Diretrizes para avaliação

Os trabalhos submetidos serão avaliados seguindo, dentre outros, os seguintes critérios:

  1. Adequação ao escopo da revista;
  2. Adequação às normas da revista;
  3. Autenticidade e ineditismo da pesquisa;
  4. Rigor metodológico e caráter científico da pesquisa;
  5. Coesão e coerência textual;
  6. Capacidade de argumentação e análise crítica da realidade;
  7. Referenciais teóricos atualizados e centrais para o debate da temática.

 

b) Condições para a submissão

O nome completo, o endereço de e-mail, a afiliação e o resumo da biografia de todos os autores do artigo deverão ser informados com a grafia correta na inserção de metadados durante o processo de submissão, em conjunto com a agência de fomento da pesquisa, quando for o caso.

Os textos devem ser submetidos em formato Word, tamanho A4, orientação “retrato”, fonte 12, Times New Roman, em espaço 1,5 com as seguintes margens: superior e esquerda de 3,0 cm e direita e inferior de 2,0 cm. As páginas não poderão conter numeração.

A primeira linha de cada parágrafo deve ter espaço de 1,5 cm em relação à margem esquerda.

As citações com mais de 3 linhas devem ter recuo em 4,0 cm, fonte 10 e espaço entre linhas simples.

Tabelas, formulários, gráficos e desenhos não podem ocupar mais de 25% do total do texto, devendo ser numerados com algarismos arábicos e referenciados conforme as regras da ABNT.

Os artigos, com, no máximo, 3 (três) autores, deverão ter o mínimo de 5.000 e o máximo de 9.000 palavras (cerca de 23 páginas). Textos maiores poderão ser autorizados, a partir da avaliação da Comissão Editorial, e o registro dessa solicitação deverá ser feito como observação na submissão. As resenhas deverão ter, no máximo, 5.000 palavras ou 12 páginas, enquanto as entrevistas (apresentando biografia do entrevistado e dados do entrevistador, perguntas, respostas e datas) deverão ter, no máximo, 20 páginas.

Todos os textos devem ser postados corrigidos, sendo recomendado que, antes da submissão, eles passem por um(a) revisor(a) de textos profissional.

Na editoração, os textos receberão diagramação no padrão gráfico da Revista.

 

c) Formatação esperada

Título:

O título deverá conter no máximo 13 palavras, podendo conter subtítulo com até 13 palavras. Deverá ser feito em português, inglês e espanhol. Não serão aceitas traduções automáticas da internet. Caso seja constatada a inexatidão da tradução, o texto será devolvido ao autor para correção em 3 dias úteis, sob pena de rejeição.

 

Formatação de títulos e subtítulos:

 

TÍTULO DO ARTIGO (CENTRALIZADO, CAIXA ALTA, NEGRITO)

TÍTULO EM INGLÊS (CENTRALIZADO, CAIXA ALTA, ITÁLICO, NEGRITO)

TÍTULO EM ESPANHOL (CENTRALIZADO, CAIXA ALTA, ITÁLICO, NEGRITO)

 

1 SEÇÃO PRIMÁRIA (ALINHADA À ESQUERDA, CAIXA ALTA, NEGRITO)

1.1 Seção secundária (alinhada à esquerda, caixa baixa, negrito)

1.1.1 Seção terciária (alinhada à esquerda, caixa baixa, itálico)

1.1.1.1 Seção quaternária (alinhada à esquerda, caixa baixa, itálico, negrito)

1.1.1.1.1 Seção quinária (alinhada à esquerda, caixa baixa, sem negrito, sem itálico)

 

Resumo:

Os artigos devem vir acompanhados de um resumo em três idiomas (português/inglês/espanhol), de mesmo teor, apresentando com clareza e concisão:

  • o tema do trabalho
  • os objetivos
  • a metodologia utilizada
  • as conclusões.

Exige-se que o resumo tenha, necessariamente, entre 100 e 250 palavras.

 

Palavras-chave:

Em número mínimo de 3 e máximo de 5 palavras, em ordem alfabética e grafadas em caixa baixa (exceto quando for indispensável o uso de caixa alta) e separadas por ponto e vírgula, indicam o conteúdo do artigo e devem ser escolhidas, preferencialmente, em catálogo de vocabulário controlado, se houver tesauro na área do tema.

As palavras-chave devem ser apresentadas em português/inglês/espanhol.

 

Estrutura dos artigos:

Os artigos devem respeitar a seguinte sequência:

  • Título
  • Título traduzido para inglês
  • Título traduzido para o espanhol
  • Resumo
  • Palavras-chave
  • Abstract
  • Keywords
  • Resumen
  • Palabras clave
  • Introdução
  • Seções, contendo texto e notas explicativas
  • Considerações Finais
  • Referências

Observações:

  • Os itens Introdução, Considerações Finais e Referências não devem ser numerados. Os demais títulos devem utilizar numeração sequencial em algarismos indo-arábicos.
  • As notas de rodapé servem apenas para notas explicativas sucintas e não se destinam à apresentação de referências. As notas de rodapé devem utilizar numeração sequencial em algarismos indo-arábicos.  
  • Todas as referências no corpo do texto devem adotar o sistema autor-data, obedecendo à NBR 10520/2002, da ABNT. Ex.: (SOBRENOME, 2013, p. 25). Cabe ressaltar que somente se deve indicar a paginação nos casos de citação direta (transcrição exata [ou tradução livre] do texto constante da fonte), exceto quando o texto original não for paginado.
  • Para citações indiretas (paráfrases), basta indicar autor(es) e ano de publicação.
  • Citações diretas, com mais de 3 linhas devem ser grafadas em fonte tamanho 10, com recuo de 4cm e espaçamento simples, sendo separadas do texto por uma linha em branco, antes e depois.
  • As linhas em branco que separam as citações diretas do texto deverão ser formatadas com fonte 12, Times New Roman, em espaço 1,5, seguindo o estilo utilizado para o texto geral.

 

Introdução:

A Introdução deve tão somente introduzir o assunto a ser tratado no artigo, apresentando a visão do autor sobre o tema. Não deve, portanto, conter citações diretas ou indiretas.

 

Referências:

As referências devem ser dispostas em ordem alfabética pelo SOBRENOME do primeiro autor, no final do artigo e obedecer rigorosamente, em todos os detalhes, à NBR 6023/2018, da ABNT, como nos exemplos:

 

Livro:

HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia: entre facticidade e validade. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.

 

LYRA FILHO, Roberto. Direito do capital e Direito do Trabalho. Porto Alegre: Fabris, 1982.

 

Capítulo de Livro:

AMABILE, Antônio Eduardo de Noronha. Políticas Públicas. In: CASTRO, Carmem Lúcia Freitas de et al. Dicionário de Políticas Públicas. Barbacena: UEMG, 2010. p. 390-391.

 

VISVANATHAN, Shiv. Entre a cosmologia e o sistema: a heurística de uma imaginação dissidente. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). Semear outras soluções. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. p. 169-215.

 

Artigo de periódico:

NOHARA, Irene Patrícia. Desafios jurídicos das Parcerias Público-Privadas (PPPs) e desenvolvimento nacional sustentável. Revista de direito econômico e socioambiental, Curitiba, v. 5, n. 2, p.184-203. jul-dez. 2014.

 

SOUSA JÚNIOR, José Geraldo. Concepção e prática do O Direito Achado na Rua: plataforma para um Direito Emancipatório. Revista cadernos ibero-americanos de direito sanitário. [S. l.], v. 6, n. 2, p. 145-158, 2017

 

Dissertações e Teses:

SILVA, Maria Lucia Lopes da. Mudanças recentes no mundo do trabalho e o fenômeno população em situação de rua no Brasil 1995-2005. 2006. 220 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Política Social, Serviço Social, Universidade de Brasília, Brasília, 2006. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/1763/1/2006_Maria%20Lucia%20 Lopes %20da%20Silva.pdf. Acesso em: 18 jun. 2020.

 

Decisões judiciais:

BRASIL. TRT-24. Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região. Processo n. 00245293720135240066. Ementa: Compensação por prejuízos extrapatrimoniais (dano moral). Afronta ao direito à saúde do trabalhador. Ato inseguro: pulverização de agrotóxicos por avião agrícola em plantação onde atuava o cortador de cana. Cabimento. Relator: Amaury Rodrigues Pinto Júnior. 1ª Turma. DJET, Ponta Porã-MS, 09 mai. 2014.

Legislação:

BRASIL. Lei n. 11.079/04, de 30/12/2004. Institui normas gerais para licitação e contratação de parcerias público-privadas no âmbito da administração pública. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 31 dez. 2004.

Documentário:

BRINCANDO na chuva de veneno. Direção: Dagmar Talga. Goiás, 2018. (18 min.), P&B.

 

Sempre colocar os nomes dos autores por extenso. Não usar traços (______) para SOBRENOMES de autores repetidos.

Outros tipos de referências, não contemplados nos exemplos aqui exibidos, devem ser consultados na NBR 6023/2018.

A exatidão e a adequação das referências a trabalhos que tenham sido mencionados no texto são da responsabilidade dos autores.

As obras utilizadas para a elaboração do trabalho devem ser nacionais e estrangeiras, representativas da temática escolhida e atualizadas. A ausência de obras estrangeiras, a desatualização e a não representatividade das obras utilizadas poderão ensejar a rejeição do artigo por decisão dos avaliadores ou da equipe editorial.

 

Política de Privacidade

O(s) autor(es) concorda(m) e declara(m) que:

  1. autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
  2. forneceu(forneceram) informações exatas e verdadeiras e não criou(criaram) falsa identidade ou utilizou-se(utilizaram-se) de subterfúgios com a finalidade de enganar pessoas, instituições ou de obter benefícios de qualquer natureza;
  3. ele(eles) é(são) o(s) único(os) responsável(responsáveis) por toda e qualquer informação, estando sujeito às implicações administrativas e legais decorrentes de declarações inexatas ou falsas (Art. 298 e 299 do Código Penal Brasileiro) que possam causar prejuízos à Revista ou a terceiros;
  4. não utilizou(utilizaram) a revista para fins ilegais, ilícitos ou proibidos, que viole a privacidade ou direitos de terceiros, incluindo direitos autorais ou de propriedade intelectual.
  5. estão cientes da reserva aos editores do direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.