CONFLITOS AGRÁRIOS A PARTIR DAS NARRATIVAS DOS CAMPONESES ATINGIDOS POR EXPULSÕES NA SERRA DO CENTRO, MUNICÍPIO DE CAMPOS LINDOS –TO

Autores

Resumo

O presente estudo é parte da dissertação, apresentada ao Programa de Estudos em Cultura e Território no ano de 2019, que investigou o Direito à Terra e conflitos agrários na Comunidade Raposa, localizada na Serra do Centro, município de Campos Lindos-TO, a partir das narrativas de seus membros, acerca do processo judicial que enfrentaram e que resultou em tentativas de expulsão. O objetivo do trabalho foi orientado pela seguinte pergunta de pesquisa: Quais os efeitos que as tentativas de expulsão trouxeram ao modo de vida da Comunidade Raposa? Foram utilizadas, neste estudo, as categorias de análise território, identidade e cultura, o que nos possibilitou verificar os vínculos e características da Comunidade Raposa com o espaço ocupado, bem como nos levou a pensar em que medida foram afetados pelas ameaças de desterritorialização advindas de ações estatais e do agronegócio. Para a produção de dados adotamos a História Oral, por se apresentar como adequada em oportunizar a recomposição da situação vivenciada pelos sujeitos afetados pelas desocupações ou tentativas de expulsão.

Biografia do Autor

  • Jannine Castelo Branco GOMES, Universidade Federal do Tocantins

    Possui graduação em Direito pela Faculdade Católica Dom Orione (2015). Especialização em Direito Público e Docência Universitária pela Faculdade Damásio (2016). Mestrado em Estudos de Cultura e Território pela Universidade Federal do Tocantins (2019).

  • Dernival Venâncio RAMOS JÚNIOR, Universidade Federal do Tocantins

    Possui graduação em História pela Universidade Federal de Goiás (2002), mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (2004) e doutorado em História pela Universidade de Brasília (2009). Pesquisador visitante no Tropical Conservation and Development da Universidade da Florida (2015) e Instituto de Migraciones (2019) da Universidade de Granada. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins, atuando na graduação em História, no Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura e Território e Neuza-UF/Núcleo de Pesquisa e Extensão em Saberes e Práticas Agroecológicas. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Tempo Presente da América Latina e da Amazônia. Atua com pesquisa em extensão junto a comunidade tradicionais do Cerrado Amazônico, com ênfase em comunidades afetadas por grandes projetos de desenvolvimento como barragens e projetos agrícolas.

Downloads

Publicado

2020-12-19

Edição

Seção

DOSSIÊ CULTURA E TERRITÓRIO NA AMAZÔNIA

Como Citar

CONFLITOS AGRÁRIOS A PARTIR DAS NARRATIVAS DOS CAMPONESES ATINGIDOS POR EXPULSÕES NA SERRA DO CENTRO, MUNICÍPIO DE CAMPOS LINDOS –TO. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 20, n. 02, p. 30, 2020. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/11093.. Acesso em: 8 maio. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)