FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: AS MARCAS DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA

Autores

  • Gabriela Almeida PEREIRA UEG-Câmpus Quirinópolis
  • Vívian Cristina de Freitas SANTOS UEG-Câmpus Quirinópolis
  • Maria Marta da SILVA UEG-Câmpus Quirinópolis

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado. Aprendizagem da Docência em Matemática, Planejamento Compartilhado, Atividades de Ensino.

Resumo

Este artigo pretende inferir sobre as contribuições obtidas por um grupo de professores de Matemática em formação ao vivenciarem uma nova proposta de aprendizagem da docência desenvolvida durante as aulas da disciplina de Estágio Supervisionado II, do 4º ano de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás, Campus de Quirinópolis. A proposta deste trabalho possui como eixo central o planejamento e desenvolvimento compartilhado de atividades de ensino de Matemática e a utilização destas em sala de aula na escola-campo. As ações desenvolvidas faziam parte do roteiro metodológico da pesquisa de Mestrado da professora de Estagio Supervisionado II do 4º ano de Matemática, turma a qual fazíamos parte. O objetivo da pesquisa é demonstrar as várias marcas que essa outra organização da aprendizagem da docência deixou intrínseca nesse grupo de futuros professores. A pesquisa está embasada nos pressupostos da Teoria Histórico Cultural de Vygotsky (1998), e conta ainda com as orientações teórico/metodológicas de Moura (1996) e suas Atividades Orientadoras de Ensino (AOE) como suporte teórico para a preparação das atividades a serem utilizadas durante a pesquisa. O trabalho tem como metodologia uma abordagem qualitativa e como técnica de pesquisa a História de Vida. A análise dos dados está estruturada em unidades, cenas e flashes. Nota-se com os resultados desta pesquisa que os professores em formação participantes deste trabalho constituíram em si outro modo de organizar o ensino de Matemática, compreendendo os aspectos inerentes à atividade pedagógica do professor.

Biografia do Autor

  • Gabriela Almeida PEREIRA, UEG-Câmpus Quirinópolis
    Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás (2013) e possui Especialização Lato Sensu em Educação para Ciências e Humanidades (2014-2015) pela UEG-Câmpus Quirinópolis. Atualmente é Técnico Superior Administrativo da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Quirinópolis (2014 - Atual)
  • Vívian Cristina de Freitas SANTOS, UEG-Câmpus Quirinópolis

    Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás (2013), Campus Quirinópolis.

  • Maria Marta da SILVA, UEG-Câmpus Quirinópolis
    Doutoranda em Educação Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás, Mestre em Educação Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás, Especialização em Matemática Superior pela Universidade Estadual de Goiás, Licenciatura Plena em Ciências - Habilitação em Matemática pela Faculdade de Educação Ciências e Letras de Quirinópolis Professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás, atuando especificadamente na licenciatura em Matemática, professora de Matemática da Educação Básica (Fundamental II) Rede Municipal. professora de Matemática do Ensino Médio - Rede Estadual-. Professora da Especialização em Educação, Ciências e Humanidades pela Universidade Estadual de Goiás. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Atividade Matemática (GeMAT) - UFG. Linhas de Pesquisa: Formação de professores de Matemática e ensino-aprendizagem de Matemática na perspectiva da Teoria Histórico Cultural e Teoria da Atividade.

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Publicado

2017-07-13

Edição

Seção

ARTIGO ACADÊMICO

Como Citar

FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: AS MARCAS DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 17, n. 1, p. 216–237, 2017. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/3787.. Acesso em: 2 maio. 2025.

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