FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: AS MARCAS DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA
Palavras-chave:
Estágio Supervisionado. Aprendizagem da Docência em Matemática, Planejamento Compartilhado, Atividades de Ensino.Resumo
Este artigo pretende inferir sobre as contribuições obtidas por um grupo de professores de Matemática em formação ao vivenciarem uma nova proposta de aprendizagem da docência desenvolvida durante as aulas da disciplina de Estágio Supervisionado II, do 4º ano de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás, Campus de Quirinópolis. A proposta deste trabalho possui como eixo central o planejamento e desenvolvimento compartilhado de atividades de ensino de Matemática e a utilização destas em sala de aula na escola-campo. As ações desenvolvidas faziam parte do roteiro metodológico da pesquisa de Mestrado da professora de Estagio Supervisionado II do 4º ano de Matemática, turma a qual fazíamos parte. O objetivo da pesquisa é demonstrar as várias marcas que essa outra organização da aprendizagem da docência deixou intrínseca nesse grupo de futuros professores. A pesquisa está embasada nos pressupostos da Teoria Histórico Cultural de Vygotsky (1998), e conta ainda com as orientações teórico/metodológicas de Moura (1996) e suas Atividades Orientadoras de Ensino (AOE) como suporte teórico para a preparação das atividades a serem utilizadas durante a pesquisa. O trabalho tem como metodologia uma abordagem qualitativa e como técnica de pesquisa a História de Vida. A análise dos dados está estruturada em unidades, cenas e flashes. Nota-se com os resultados desta pesquisa que os professores em formação participantes deste trabalho constituíram em si outro modo de organizar o ensino de Matemática, compreendendo os aspectos inerentes à atividade pedagógica do professor.