Reflexiones sobre la concepción de la dignidad humana

Autores/as

Palabras clave:

Direitos humanos. Fundamentos dos Direitos Humanos. Dignidade Humana.

Resumen

El presente trabajo tiene por objeto abordar algunas reflexiones sobre la concepción de la dignidad humana, destacando su valor fundamental en la cúspide de los Derechos Humanos. Así, el objetivo principal es demostrar la dimensión del principio de la dignidad humana como valor intrínseco para todos los seres humanos, insertado en el núcleo de los derechos fundamentales, como la igualdad, la libertad o la privacidad. Para ello, se utilizará la metodología bibliográfica, basada en el análisis de artículos, tesis, tesis y obras que se lean sobre el tema aquí discutido. Se puede concluir que la dignidad humana como fundamento de los derechos humanos sigue exigiendo una larga lucha por la promoción sostenida por este principio, que requiere lo mínimo existencial para su afirmación, es decir, al menos el mínimo de salud, educación, ingresos, cultura, justicia para hombres de todas las razas, culturas y género.

Biografía del autor/a

  • Ana Paula de Castro Neves, PPGIDH/UFG
    Mestranda em Direitos Humanos do Programa de Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos - (PPGIDH) da Universidade Federal de Goiás. Graduada em Direito (Bacharelado- 2004) pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Direito e Processo Civil (2007) pela Uni-Anhaguera. Aluna especial da disciplina Alteridade, Ética e Direitos Humanos (2018) do curso de Mestrado em Direitos Humanos da Faculdade Federal de Goiás. Atuou com advogada militante (2005 a 2009) na Capital Advocacia. Atuou como assessora jurídica (2012 a 2015) no Centro de Referência em Assistência Social do município de Goiânia-GO, com ênfase nas Medidas Socioeducativas e violação de Direitos Humanos. Atuou como tutora curso de Segurança do Trabalho (2013 a 2016) à distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Atualmente é advogada militante e estudante. Tem experiência nas áreas de Direito, Educação e Direito Humanos.
  • Angelita Pereira de Lima, PPGIDH/UFG
    Bacharela em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo, Mestra em Educação Brasileira e Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Professora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos. Diretora da Faculdade de Informação e Comunicação da UFG. Professora da UFG desde 2002. Atua em docência com ênfase em produção de texto jornalístico, jornalismo literário e narrativas de vidas; jornalismo investigativo e de dados. É pesquisadora de gênero e direitos humanos. Realiza atividades de extensão voltadas para ações afirmativas, questões de gênero e direitos humanos, comunicação popular e comunitária. É membro-pesquisadora do Núcleo de Estudo: Espaço, Sujeito e Existência Dona Alzira, vinculado ao Laboratório de Estudos e Pesquisas das Dinâmicas Territoriais do Iesa/UFG; do Núcleo Geografia, Literatura e Arte (Geoliterart), vinculado ao Departamento de Geografia da USP; e do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Jornalismo e Diferença - Pindoba, vinculado à FIC/UFG. 

Publicado

2024-11-11

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Reflexiones sobre la concepción de la dignidad humana. Atâtôt - Revista Interdisciplinaria de Derechos Humanos, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 90–99, 2024. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/atatot/article/view/9778.. Acesso em: 15 aug. 2025.