Atâtôt – Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos da UEG é uma publicação acadêmica, de acesso aberto, revisão por pares de Publicação Anual Contínua (variados volumes ao longo do ano) da Universidade Estadual de Goiás. Seu objetivo é abrir espaços interdisciplinares para publicação de artigos, ensaios, resenhas e outros textos acadêmicos sobre o tema geral dos direitos humanos, com foco em temas relacionados a democracia, questões constitucionais e lutas sociais por direitos.


Os textos – de natureza acadêmica e científica – abordarão aspectos jurídicos, filosóficos, históricos, metodológicos etc., como também relatos e práticas de atuação em direitos humanos, e serão produzidos por doutores, mestres e alunos/as regulares de programas de pós-graduação stricto sensu brasileiros e de outros países. Dessa maneira, a Atâtôt contribuirá para informar, divulgar, aprofundar, debater, analisar e fomentar de forma ampla o tema dos direitos humanos, democracia, questões constitucionais e lutas por direitos.

Coordenador Editorial: Prof. Dr. Ulisses Terto Neto (Universidade Estadual de Goiás, Brasil). ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-2551-9186  

Foco e Escopo

A Atâtôt – Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos até o primeiro semestre de 2021, possuía periodicidade semestral. Em setembro de 2021, passou a ser de Publicação Anual Contínua (variados volumes ao longo do ano). Atâtôt – Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos é uma publicação acadêmica, de acesso aberto, revisão por pares e periodicidade anual (com variados volumes ao longo do ano) da Universidade Estadual de Goiás. Seu objetivo é abrir espaços interdisciplinares para publicação de artigos, ensaios, resenhas e outros textos acadêmicos sobre o tema geral dos direitos humanos, com foco em temas relacionados à democracia, questões constitucionais e lutas sociais por direitos.

 A preferência para publicação será dada a trabalhos que relatem pesquisas originais, respeitando-se o juízo de oportunidade e conveniência da revista quanto à eventual publicação de trabalhos não inéditos e de grande valor acadêmico. 

 Processo de Avaliação pelos Pares

A fim de garantirmos o padrão de excelência na qualidade do periódico, os trabalhos enviados são submetidos a um exame prévio, realizado pela Equipe Editorial, com o auxílio da Comissão Editorial, para fins de verificação do atendimento às linhas de pesquisa, compatibilidade entre os trabalhos submetidos e o perfil da revista, normas de padronização etc. Superada essa primeira fase, o trabalho é submetido ao sistema de dupla avaliação cega; ou seja, a menção à autoria dos trabalhos recebidos é suprimida e só depois é que eles são remetidos, anonimamente, para revisores especializados, de igual ou maior titulação que os autores, a fim de opinarem pela recomendação, ou não, de sua publicação.

O contato com a Equipe Editorial da Atâtôt – Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos deverá ser feito preferencialmente pelo e-mail: revista.atatot@ueg.br   

 Periodicidade

Publicação Anual Contínua (variados volumes ao longo do ano), uma edição anual com três ou mais volumes ao longo do ano.

 Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 Arquivamento

 A revista usa o Open Journal Systems (OJS 3.1.1.2), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License, provido pela Universidade Estadual de Goiás.

Licença
Esta obra está licenciada sob uma licença de Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) 

Política de Qualidade

Atâtôt - Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos prima pela qualidade e excelência de suas publicações, exigindo de seus autores que, entendam que como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A Atâtôt – Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos da UEG publica apenas artigos de doutores, mestres e alunos/as regulares de programas de pós-graduação stricto sensu também podem submeter artigos desde que tenham um doutor ou mestre como coautor.
  2. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para autores, na seção "Sobre a Revista".
  3. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em "Assegurando a avaliação cega por pares".

 Ética e Boas Práticas de Pesquisa:

Baseada nas recomendações da Elsevier (https://www.elsevier.com/authors/policies-and-guidelines), Atâtôt - Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos apresenta sua Política de Ética e Declaração sobre Boas Práticas:

1) Comissão editorial

A composição da Comissão Editorial da Atâtôt pode ser visualizada por meio do link (https://www.revista.ueg.br/index.php/atatot/about/editorialTeam). Os contatos com a Equipe Editorial serão preferencialmente por e-mail: revista.atatot@ueg.br   

 

2) Autores

Nenhuma taxa será cobrada dos autores pela submissão e publicação dos trabalhos acadêmicos.

Em caso de pluralidade de autores, todos devem ter contribuído significativamente para a pesquisa.

As referências devem ser constituídas por todas as obras citadas no trabalho e devem ser listadas de acordo com a norma ABNT-NBR-6023/2018.

Caso o trabalho seja oriundo de uma pesquisa financiada por meio de agências de fomento, os autores devem indicar este fato.

Atâtôt - Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos visa a publicação e divulgação de trabalhos inéditos, devendo o autor fazer constar, sob as penas da lei, qualquer condição em contrário, por ocasião da submissão de seu trabalho. Em caso de existência de publicação prévia, deve o autor explicitar o veículo de publicação e o suporte utilizado (virtual ou impresso), a fim de que a equipe de Editores-Institucionais delibere soberanamente a respeito da conveniência de uma eventual republicação.

3) Processo de avaliação pelos pares

Os artigos recebidos pela Atâtôt - Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos são submetidos a um exame prévio, realizado pela Equipe Editorial, com o auxílio da Comissão Editorial, para fins de verificação do atendimento às linhas de pesquisa, compatibilidade entre os trabalhos enviados e o perfil da revista, normas de padronização etc. Superada essa primeira fase, o trabalho é submetido ao sistema de dupla avaliação cega.

Entende-se por dupla avaliação cega que toda a menção à autoria dos artigos recebidos é suprimida e eles são, então, remetidos anonimamente para revisores especializados, de igual ou maior titulação que os autores, a fim de opinarem pela recomendação, ou não, de sua publicação. O nome dos avaliadores também não é comunicado aos autores.

Todos os trabalhos avaliados deverão ser tratados de maneira estritamente confidencial.

Todas as considerações e julgamentos durante o processo de avaliação por pares deverão ser objetivos.

Ao fazerem suas considerações, os revisores deverão sugerir obras relevantes que não foram citadas no trabalho.

4) Ética da publicação

Atâtôt - Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos reforça seu compromisso com os valores científicos e a ética e espera comportamento irreprochável de todos os envolvidos no processo de publicação.

Os autores devem garantir que seu trabalho é original e inédito e apresenta discussão objetiva e precisa. Todas as obras citadas no trabalho submetido para publicação devem estar devidamente referenciadas; o plágio não será tolerado e constitui atentado grave contra a ética. Conforme exposto nas diretrizes aos autores, a submissão concomitante de um mesmo artigo a diversos periódicos não será aceita, por constituir comportamento antiético. Antes de submeter o artigo à Atâtôt, o autor responsável pelo envio deve se certificar que todos os autores têm ciência da versão final do trabalho e aceitam sua submissão ao periódico.

Os avaliadores devem tratar todos os trabalhos que recebam para avaliação como confidenciais e avaliados de maneira objetiva e construtiva. Ideias obtidas por meio do processo de avaliação não devem ser comunicadas ou usadas para vantagem pessoal. Conflitos de interesse de qualquer natureza devem prontamente ser comunicados aos editores. Caso o avaliador não se sinta apto a realizar determinada avaliação ou não esteja disponível para fazê-lo, deve informar à equipe editorial assim que possível.

Os editores avaliarão artigos apenas por seu mérito e valor acadêmico e tomarão medidas oportunas e razoáveis em relação a reclamações referentes a artigos submetidos à Atâtôt ou nela publicados. Os editores não utilizarão, em sua própria pesquisa, informações que não tenham sido publicadas sem o expresso consentimento dos autores envolvidos.

5) Direitos autorais e acesso

A submissão de trabalho à apreciação da Equipe Editorial da Atâtôt - Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos implica, por este mesmo ato, a cessão, por parte do(s) autor(es), para a Universidade Estadual de Goiás, para fins de reprodução, divulgação, distribuição, impressão, publicação e disponibilização.

Atâtôt - Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

  • Para mais informações sobre autoplágio:

https://periodicos.ufsm.br/revistadireito/article/view/34878

  • Para mais informações sobre atribuição de autoria, ordem de autoria, coautoria e disputa de autoria:

https://periodicos.uff.br/culturasjuridicas/article/view/45308