Concepções da educação escolar quilombola da construção do referencial curricular municipal:

algumas considerações

Autores

  • Sara Alves da Luz Lemos Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Ana Cristina Santos Peixoto Universidade Federal do Sul da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.31668/atatot.v2i3.12377

Palavras-chave:

Modalidade Educação Escolar Quilombola. Referencial Curricular Municipal. Formação de Educadores.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre Educação Escolar Quilombola enquanto Modalidade da Educação Básica e sua implementação no Referencial Curricular Municipal de Aurelino Leal – BA, abordando suas contribuições e perspectivas. Essa discussão surge mediante ao processo de construção do DCRAL – Documento Curricular Referencial de Aurelino Leal no ano de 2020, em situação atípica em meio a paralização das aulas com a pandemia do COVID -19. Sua trajetória de construção e como a Educação Escolar Quilombola adentra aos poucos na conquista do seu espaço de direito e traz reflexões e contribuições para novas esperanças e perspectivas no fortalecimento da educação escolar nas comunidades remanescentes quilombolas, não somente no município de Aurelino Leal, mas em todo e qualquer município que tenha comunidades remanescentes de quilombo. Uma dessas contribuições é a valorização da formação continuada para os educadores, conhecendo e vivenciando a realidade dessa comunidade.

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Publicado

28-12-2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Concepções da educação escolar quilombola da construção do referencial curricular municipal:: algumas considerações. Atâtôt - Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos da UEG, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 7–23, 2021. DOI: 10.31668/atatot.v2i3.12377. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/atatot/article/view/12377.. Acesso em: 15 ago. 2025.