MARCO OLIVEIRA

UM RETRATO DA ESCOLA E DO MOVIMENTO LGBTQIA+ EM GOIÂNIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/rta.v22i02.13471

Palavras-chave:

Entrevista, Marco Oliveira, Movimento LGBT em Goiânia

Resumo

Este trabalho retrata uma entrevista feita com Marco Oliveira, um dos precursores do movimento LGBTQIA+ de Goiânia/GO. Durante a conversa feita na cidade de Trindade/GO, Marco relata sobre dilemas que vivenciou durante o período escolar e, também, sobre como o o movimento LGBTQIA+ se constituiu no contexto em que fez parte, compartilhando as lutas e conquistas desse grupo. Além disso, lança um olhar sobre a escola e as possibilidades de discussões sobre gênero e sexualidade.

Biografia do Autor

  • Luciano Feliciano LIMA, Universidade Estadual de Goiás (UEG), câmpus Morrinhos

    Pós-doutorado pela Faculdade de Educação da UNESP de Rio Claro/SP, doutorado e mestrado em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro/ SP, especialização em Educação Matemática e licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG) no Curso de Licenciatura em Matemática da UEG, Câmpus Morrinhos. Atuo na área de formação de professores de Matemática desenvolvendo ensino, pesquisa e extensão com interesses no ensino e na aprendizagem de alunos da educação básica e sobre o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática.

  • Denner Dias BARROS, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    Professor Adjunto do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PEMAT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp (IGCE/Unesp). Mestre em Educação Matemática, também pelo IGCE- Unesp. Possui Licenciatura em Matemática pela Unesp - Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp (FCT/Unesp) e Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Especialista em Libras: Prática e Tradução/Intérprete pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Especialista em Educação a Distância pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Futura. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Inclusão (Épura) do IGCE/Unesp, do Grupo Políticas e Práticas em Educação Inclusiva (PPEI) da Unoeste e do Grupo MatematiQueer: Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática da UFRJ. 

Referências

BARROS, D. D. Leitura e escrita de mundo com a matemática e a comunidade LGBT+: as lutas e a representatividade de um movimento social. 2021. 283p. Tese (doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2021. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/215761>. Acesso em: 18 de abr. de 2022.

DINIS, N. F. Homofobia e educação: quando a omissão também é signo de violência, 2011.

LIMA, L. F. de. (Des)Invisibilização: reflexões sobre diversidade sexual na formação de professores de matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 29, n. 00, p. e021029, 2021. DOI: 10.20396/zet.v29i00.8660435. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8660435.

TREVISAN, J. S. Devassos no paraíso: A Homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade, 2018.

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Publicado

2022-11-28

Edição

Seção

ENTREVISTA

Como Citar

MARCO OLIVEIRA: UM RETRATO DA ESCOLA E DO MOVIMENTO LGBTQIA+ EM GOIÂNIA. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 22, n. 02, p. 18, 2022. DOI: 10.31668/rta.v22i02.13471. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/13471.. Acesso em: 15 ago. 2025.

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