PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO LGBTQIA+

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/rta.v22i02.12572

Palavras-chave:

Discriminação, Machismo, Patriarcalismo, Heteronormatividade, LGBTQIA, Educação para a diferença, Identidade de gênero, Gênero, Orientação sexual, Performance de gênero

Resumo

O presente artigo torna tangíveis as relações entre a sociedade e o universo LGBTQIA+ em detrimento das funções exercidas por essa população na mesma sociedade. Sendo assim, serão explicitados os paradigmas que envolvem o âmbito educacional abrangendo alunos e professores pertencentes à comunidade LGBTQIA+. Seguindo percursos históricos, serão desenvolvidos os conceitos de machismo, patriarcalismo e heteronormatividade, ideologias que fundamentam o preconceito e o pré-julgamento de grupos minorizados, em especial os LGBTQIA+. Padrões que correlacionam os fenômenos de conduta e identidade de gênero também serão colocadas no cerne da discussão. Com referenciais nacionais e internacionais, a ideia principal do manuscrito é apresentar os paradigmas que se desdobram na população LGBTQIA+ em relação ao âmbito educacional no tocante ao machismo que estrutura a sociedade patriarcal resultando em idealizações heteronormativas, ou seja, será explicitado que os efeitos de uma sociedade que impõe padrões para uma população que não se enquadra em tais idealizações, o que geram situações graves, a exemplo do Bullying e do Suicídio, que serão evidenciadas no decorrer do trabalho. Considerando tais ponderações, se espera que as informações contidas neste trabalho possam servir enquanto bases para construções críticas e reflexivas em torno da temática LGBTQIA+ para que novos pensamentos e, possivelmente, novos trabalhos que dedicam a essa temática sejam desenvolvidos.

Biografia do Autor

  • João Victor Gonçalves do CARMO, UNESP Rio Claro

    Tem experiência na área de Ciências Exatas, com ênfase em Matemática. Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás - Campus Sudeste: Sede Morrinhos. Possui experiência como professor regente de ensino fundamental da Escola Municipal de Educação Básica Coronel João de Araújo (Piracanjuba-GO) e como professor regente de ensino fundamental e médio da Escola Municipal de Educação Básica Urbano Pedro Guimarães (Piracanjuba-GO). Participou do Projeto de Monitoria, ofertado pela UEG Campus Morrinhos, como professor no "Curso preparatório de Matemática para o Enem", voltados para alunos do Ensino Médio, e atuou nas "Aulas Intensivas", voltadas para alunos do Curso de Matemática, tendo lecionado Técnicas de Integração e Equações Diferenciais Aplicadas. Atuou como Bolsista de Residência Pedagógica do Curso de Matemática, tendo como professor-orientador Dr. Luciano Feliciano de Lima. Foi integrante da equipe de Iniciação Científica "A Inserção de Tecnologias Digitais em Cursos de Licenciatura em Matemática de uma Universidade Pública Goiana", promovido pelo curso de Matemática da UEG Campus Sudeste (Coordenadora: Dra. Maria Francisca da Cunha). Mestrando em Educação Matemática pela UNESP (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho") sob orientação da Profa. Dra. Sueli Liberatti Javaroni.

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Publicado

2022-11-11

Edição

Seção

PRIMEIRAS LETRAS

Como Citar

PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO LGBTQIA+. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 22, n. 02, p. 20, 2022. DOI: 10.31668/rta.v22i02.12572. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/12572.. Acesso em: 15 ago. 2025.