PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO LGBTQIA+
DOI:
https://doi.org/10.31668/rta.v22i02.12572Palavras-chave:
Discriminação, Machismo, Patriarcalismo, Heteronormatividade, LGBTQIA, Educação para a diferença, Identidade de gênero, Gênero, Orientação sexual, Performance de gêneroResumo
O presente artigo torna tangíveis as relações entre a sociedade e o universo LGBTQIA+ em detrimento das funções exercidas por essa população na mesma sociedade. Sendo assim, serão explicitados os paradigmas que envolvem o âmbito educacional abrangendo alunos e professores pertencentes à comunidade LGBTQIA+. Seguindo percursos históricos, serão desenvolvidos os conceitos de machismo, patriarcalismo e heteronormatividade, ideologias que fundamentam o preconceito e o pré-julgamento de grupos minorizados, em especial os LGBTQIA+. Padrões que correlacionam os fenômenos de conduta e identidade de gênero também serão colocadas no cerne da discussão. Com referenciais nacionais e internacionais, a ideia principal do manuscrito é apresentar os paradigmas que se desdobram na população LGBTQIA+ em relação ao âmbito educacional no tocante ao machismo que estrutura a sociedade patriarcal resultando em idealizações heteronormativas, ou seja, será explicitado que os efeitos de uma sociedade que impõe padrões para uma população que não se enquadra em tais idealizações, o que geram situações graves, a exemplo do Bullying e do Suicídio, que serão evidenciadas no decorrer do trabalho. Considerando tais ponderações, se espera que as informações contidas neste trabalho possam servir enquanto bases para construções críticas e reflexivas em torno da temática LGBTQIA+ para que novos pensamentos e, possivelmente, novos trabalhos que dedicam a essa temática sejam desenvolvidos.
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