A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS DE HISTÓRIA COM RECORTE RACIAL NA UEG
HISTORICIZANDO ALGUMAS EXPERIÊNCIAS (2004-2017)
Resumo
A inclusão da história e da cultura africana nos currículos da educação básica foi um momento de fortes repercussões pedagógicas na formação de professores e professoras para o trato da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER). O recorte cronológico realizado para o desenvolvimento deste trabalho corresponde ao período das primeiras iniciativas de implementação de políticas afirmativas de reparação da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Objetivamos historicizar as ações e iniciativas desta instituição de ensino superior em relação à formação de docentes de História para a Educação das Relações Étnico-Raciais, tanto na graduação, quanto em especializações lato sensu. Utilizamos como metodologia a revisão bibliográfica e análise de documentos institucionais. As reflexões apontam que a UEG, desde a efetuação da Lei 10.639/2003, tem-se preocupado em inserir em suas matrizes curriculares a temática africana com o intuito de qualificar professores sobre a ERER. Mesmo com esta intervenção curricular, que é sensível à matéria, percebemos ainda uma abordagem insuficiente e que necessita ser melhor estruturada.