ANÍSIO TEIXEIRA E A LUTA PELA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Autores

  • Rodrigo Bastos DAUDE

Resumo

A presente proposta de artigo traz um esforço de marcar a contribuição do educador Anísio Teixeira no cenário da educação brasileira no período compreendido entre 1924 e 1964. Como pano de fundo priorizaremos dois momentos na vida do educador brasileiro Anísio Teixeira, o primeiro marcado pela ruptura epistemológica com a igreja católica até sua saída da Secretaria da Educação do Rio de Janeiro; o segundo, após o seu retorno da Unesco que venho a culminar na constituição da Universidade de Brasília. Neste sentido a questão que norteia esta atividade é: Qual legado para educação brasileira podemos visualizar na vida de Anísio Teixeira? Para tanto cabe realizar uma análise do Anísio como gestor e reformador na Inspetoria Geral de Ensino da Bahia na década de 1920, depois em 1932 no Distrito Federal destacando sua participação no manifesto de 1932. E no seu retorno as atividades da educação na década de 1950, com destaque a atuação na Bahia e constituição da Universidade de Brasília. Conclui-se em parte, sua luta durante toda vida por uma educação sem amarras, privilégios e democrática.

Palavras-chave: educação brasileira. Anísio Teixeira. Democracia.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Bastos DAUDE

    Professor de Matemática da Universidade Estadual de Goias, câmpus Cora Coralina (Cidade de Goiás). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goias.

Downloads

Publicado

2020-12-19

Edição

Seção

ARTIGO ACADÊMICO

Como Citar

ANÍSIO TEIXEIRA E A LUTA PELA EDUCAÇÃO NO BRASIL. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 20, n. 02, p. 16, 2020. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/8714.. Acesso em: 12 ago. 2025.