SEPARAÇÃO ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO E A IDEOLOGIA INTRÍNSECA NESSE PROCESSO

Autores

  • Lithyeri Paulista Teixeira UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS
  • Rodrigo Bastos Daude UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS

Palavras-chave:

trabalho, Educação, Humanização, Sociedade em classes.

Resumo

Este trabalho procura estabelecer e entender a relação entre trabalho e educação, do ponto de vista histórico e ontológico numa sociedade de classes e capitalista. Neste contexto entra a discussão do que vem a ser trabalho, enquanto atividade produtiva por meio da qual o homem transforma a natureza segundo suas necessidades, e o conceito de educação enquanto atividade humanizadora em que o individuo entra em contato com o que foi produzido pela sociedade. Sob a perspectiva do trabalho e da educação é abordado o conceito de ideologia e sua relação com a separação da sociedade em classes. Para tanto optamos por indicar fundamentos que aproximam as categorias trabalho e educação, de forma que evidencie a dissociação a partir da divisão da sociedade em classes; apontando necessidades e dificuldades nos restabelecimento deste vínculo. Ao final é realizada uma tentativa de ilustrar o trabalho como principio educativo.


Biografia do Autor

  • Lithyeri Paulista Teixeira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS
    MESTRANDA EM EDUCAÇÃO, CIENCIA E MATEMATICA
  • Rodrigo Bastos Daude, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS
    Professor de Matemática da Universidade Estadual de Goias, Unidade Universitaria de Goias. Mestrando em Ciencias e Matemática pela Universidade Federal de Goias.

Downloads

Publicado

2014-11-11

Edição

Seção

ARTIGO ACADÊMICO

Como Citar

SEPARAÇÃO ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO E A IDEOLOGIA INTRÍNSECA NESSE PROCESSO. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 13, n. 1, p. 101–116, 2014. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/2065.. Acesso em: 12 ago. 2025.