A REPRESENTAÇÃO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM TIRINHAS DE CHICO BENTO

  • Cesar Augusto de Oliveira Casella Universidade Estadual de Goiás (UEG/Campus Goiás)
Palavras-chave: Variação linguística, Traços graduais, Chico Bento.

Resumo

A caracterização de Chico Bento como um menino caipira passa pelos aspectos verbais – assim como passa pelos não-verbais: chapéu de palha, calça xadrez, pés descalços etc – e centra-se na representação de uma variedade da língua portuguesa, tida como 'fala caipira'. O objetivo deste trabalho é analisar esta representação do dialeto caipira e mostrar que a maior parte dos traços linguísticos que são dados a ver como caracterizadores da 'fala caipira' são, na verdade, traços graduais da língua portuguesa falada no Brasil, isto é, são marcas linguísticas que estão presentes no uso linguístico cotidiano dos brasileiros. Toma-se como objeto de estudo duas tirinhas de Chico Bento, personagem de Maurício de Souza, divulgadas na internet. Utilizamos, como ponto de partida, as reflexões de Marcos Bagno e de Stella Maris Bortoni-Ricardo, principalmente da proposta destes autores de análise da variação linguística em continua. Lidaremos, ainda, com os níveis da fala afetados pela variação e os tipos de variação linguística envolvidos, a partir do arcabouço teórico da Sociolinguística divulgado, entre outros, por Tânia Alkmin, Cesário & Votre e Louis-Jean Calvet. Importa ressaltar que trata-se de lidar com a representação da variação linguística e não com ela mesma, o que significa dizer que a variação linguística apresentada é mediada pela expressividade pretendida pelo autor das tirinhas.

Biografia do Autor

Cesar Augusto de Oliveira Casella, Universidade Estadual de Goiás (UEG/Campus Goiás)

Mestre em Linguística Aplicada, área de concentração Língua Materna, PPGLA do Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas (IEL/Unicamp). Professor na Universidade Estadual de Goiás (UEG/Campus Goiás)

Publicado
2016-10-11
Como Citar
CASELLA, C. A REPRESENTAÇÃO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM TIRINHAS DE CHICO BENTO. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), v. 16, n. 2, p. 82-96, 11 out. 2016.
Seção
DOSSIÊ HISTÓRIA EM QUADRINHOS