A RELAÇÃO HOMEM E AMBIENTE E SUA REPRESENTAÇÃO SOCIAL
Palabras clave:
Meio Ambiente, Constituição, Moscovici, ONUResumen
O meio ambiente é um conjunto de elementos biológicos, físicos e químicos que criam condições para vida no planeta, o qual estão incluídos os seres humanos com as dinâmicas sociais, culturais e econômicas. Dentro dessa ótica, o presente trabalho foca a Relação do Homem com o Meio Ambiente e sua Representação Social tendo como suporte a Constituição Federal de 1988 que reconhece que o meio ambiente é um bem comum e essencial para a qualidade de vida. O mau uso dos recursos naturais, vem se tornando cada mais comum. E é neste contexto que o presente trabalho tem como objetivo levantar e analisar questões através de pesquisas e da Representação Social de Alunos, Professores e Sociedade em geral sobre o meio ambiente em que vivem, com o intuito de obter respostas acerca de suas preocupações, propondo uma reflexão sobre o pensamento, sobre o comportamento e as ações dos indivíduos em si. Para isso usa-se a teoria das Representações Sociais, idealizada na França, na década de 1960, por Serge Moscovici, a qual é uma teoria sociopsicológica, que pode ser definida como a modalidade de conhecimento transmitida pela sociedade e partilhada por um grupo social. Para esclarecer tudo isso, este trabalho lança mão de pesquisas, gráficos e estatísticas que mostram um quadro assustador, o qual se o Brasil e os demais países não adotarem posições firmes em defesa do meio ambiente, como vem sendo proposto por organizações como a ONU, não haverá prosperidade das espécies.
Referencias
ALVES, Bruno Lúcio. A questão Ambiental, conceitos, preocupações e perspectivas. 2 Ed. - Goiânia: Portograff, 2010.
BARSANO, Paulo Roberto. Meio ambiente: guia prático e didático / Paulo Roberto Barsano e Rildo Pereira Barbosa. – 3. Ed. - São Paulo: Érica, 2019.
BLOG OFITEXTO. Conheça os principais ecossistemas brasileiros/ Disponível em: https://blog.ofitexto.com.br/meio-ambiente-recursos-hidricos/ecossistemas-brasileiros. Acesso em: 27 de mai. 2023.
DIANA, Juliana. Ecossistemas Brasileiros. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/ecossitemas-brasileiros. Acesso em: 27 de mai. 2023.
DW. Destruição da natureza pelos humanos é suicida, alerta ONU. Disponível em: https://dw.com/pt-br/destrui%C3A7%C3%A3o-da-natureza-pelos-humanos-%C3%A9-suicida-alerta-on. Acesso em: 23 de ago. 2023.
MENDONÇA, Francisco de Assis. Meio ambiente e sustentabilidade/Francisco de Assis Mendonça, Mariana Andreotti dias. Curitiba: InterSaberes, 2019. (Série Educação Ambiental)
NATIONAL GEOGRAPHIC. O que é um ecossistema? Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2022/08/o-que-um-ecossistema. Acesso em: 27 de mai. 2023.
Pensamento Verde. O Homem e a Destruição do Meio Ambiente. Disponível em: https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/o-homem-e-a-destruição-do-meio-ambiente/ Acesso em: 23 de ago. 2023.
SciELO. Representações Sociais do Meio Ambiente e da Água/ Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/JB3PJ6RFGrvdMkywFMsR59M/?Iang=pt. Acesso em: 09 de jun. 2023.
Unesp/ Representações Sociais – Aproximando Piaget e Moscovici/ Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br. Acesso em: 29 de ago. 2023.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
El(los) autor(es) acepta(n) y declara(n) que:
- Ha(n) proporcionado información precisa y veraz y no ha(n) creado una identidad falsa ni utilizado subterfugios con la intención de engañar a personas, instituciones o de obtener beneficios de cualquier naturaleza;
- Es(son) el(los) único(s) responsable(s) de toda la información proporcionada y está(n) sujeto(s) a las implicaciones administrativas y legales derivadas de declaraciones inexactas o falsas (Artículos 298 y 299 del Código Penal Brasileño) que puedan causar perjuicios a la Revista o a terceros;
- No ha(n) utilizado la Revista para fines ilegales, ilícitos o prohibidos, ni para acciones que violen la privacidad o los derechos de terceros, incluidos los derechos de autor o de propiedad intelectual.