A MÍDIA IMPRESSA NA INDICAÇÃO DE MINISTROS NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Autores

  • Helen Rose Carlos Rodrigues Guimarães Universidade de Brasília
  • José Carlos Ferreira Neto Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

procedimento de escolha de ministros., mídia impressa., supremo tribunal federal.

Resumo

O presente artigo tem por escopo apresentar um escorço histórico acerca do procedimento de escolha de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e a influência do modelo norte-americano. Noutro tanto, busca-se, após investigação em corpus jornalístico da mídia impressa, refletir sobre a existência de uma interação midiática no procedimento de indicação e descrever aspectos gerais da dinâmica deste processo. Por meio de uma abordagem qualitativa e quantitativa, com a manipulação dos dados por meio do programa Python, foi feita uma análise a partir da composição do STF entre nos anos de 2017 e 2019. Conclui-se que, no processo brasileiro, há uma crescente interação midiática e sua intensidade parece depender de variáveis relacionadas à indicação como: qualificação profissional, proximidade com o governo e o gênero do indicado.

Biografia do Autor

  • Helen Rose Carlos Rodrigues Guimarães, Universidade de Brasília

    Doutoranda em Direito na Universidade de Brasília. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal.

  • José Carlos Ferreira Neto, Universidade Federal de Lavras

    Mestrando no Programa de Pós-Graduação de Eng. de Sistemas e Automação na Universidade Federal de Lavras (MG).

    Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2512230222423651

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Publicado

2023-09-15