Mente e Intencionalidade na Filosofia de Brentano

Estudo sobre a natureza da mente e a questão da intencionalidade mental na filosofia de Franz Brentano e sua importância para a psicologia e a filosofia

Autores

  • Antonio Sólon Rudá Faculdade de Direito de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.31668/atatot.v3i3.13487

Palavras-chave:

Brentano, Filosofia, Psicologia

Resumo

Neste trabalho busco fazer uma incursão a alguns aspectos da vida e da obra de Franz Brentano, um filósofo alemão, cujo epicentro geográfico de seus trabalhos se deu, principalmente, em Viena, na Áustria e em Florença, na Itália. Nesse contexto, busquei conhecer as origens e os fundamentos do pensamento de Brentano que o levaram a impactar de forma tão profunda os rumos da filosofia e da psicologia de sua época. Sua obra de maior destaque Psychology from an Empirical Standpoint, ainda não traduzida para o Português, serviu de guia para os objetivos propostos. Assim, tratou-se da psicologia como uma ciência da mente, dos fenômenos físicos e mentais e seus critérios de distinção, da classificação dada por Brentano aos fenômenos mentais, onde os dividiu em representação, juízo e sentimentos de amor e ódio e, por fim, de seu conceito intencionalidade.

Downloads

Publicado

12-11-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Mente e Intencionalidade na Filosofia de Brentano: Estudo sobre a natureza da mente e a questão da intencionalidade mental na filosofia de Franz Brentano e sua importância para a psicologia e a filosofia. Atâtôt - Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos da UEG, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 10–56, 2024. DOI: 10.31668/atatot.v3i3.13487. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/atatot/article/view/13487.. Acesso em: 15 ago. 2025.