Educação Linguística e Repertórios Culturais da Sociedade Contemporânea
Palavras-chave:
Educação linguística. Ensino de língua materna. Formação de professores. Cultura. Ideologia.Resumo
Este artigo se refere a um recorte temático de uma pesquisa mais ampla que, desenvolvida no campo da Educação Linguística, busca discutir pelo marco histórico da formação da sociedade moderna, o Projeto Pedagógico orientador e ordenador de propostas didáticas a serem planificadas pelos professores do Ensino Fundamental e Médio, em todo o território nacional brasileiro. Ele está focalizado como um Projeto Global – cuja ancoragem no Continente Europeu está registrada na Carta de Bolonha /1989 e, no Continente Sul-Americano, no Brasil, na LDB/1996.Nesse sentido, o trabalho coloca em foco um conjunto de reflexões que facultam melhor compreender as dificuldades que perpassam a formação de professores para cumprir os objetivos a que tal projeto se propõe a atingir. Busca ainda explicitar não só questões de caráter político, mas também científicas implicadas na formação de professores de língua materna. Dentre elas, apontam-se aquelas referentes às dificuldades de complementação de propostas didáticas, o que inviabiliza a planificação do referido Projeto, por docentes que não sentem sob os seus pés o solo cultivado pela cultura local.
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