Chamadas
A Revista Via Litterae divulga as CHAMADAS DE PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS para os próximos números.
Chamada 01
Tema livre - v. 13, n. 2 jul./dez. 2021
Prazo de submissão: 30/08/2021
Chamada 02
Dossiê temático – v. 14, n.1 jan./jun. 2022
Prazo de submissão: 30/12/2021
LITERATURA: INFLEXÕES POLÍTICAS, CULTURAIS E EDUCACIONAIS
A literatura é um imenso arcabouço de conhecimento acerca da humanidade e das sociedades de todos os tempos. Refletir a respeito dos temas e relações da literatura com o mundo que representa é um exercício de crítica, que abrange elementos como o conteúdo de uma obra literária e as suas peculiaridades estéticas e éticas. Ao pensarmos a respeito do texto literário, entendemos que, numa construção rizomática, ele se inter-relaciona com outras modalidades de saber, transformando-se, potencializando-se e abrangendo diferentes direções e modulações no âmbito da arte. Nesse sentido, o dossiê “Literatura: inflexões políticas, culturais e educacionais” contemplará artigos que convulsionem curvas, dobras e desvios dialógicos/dialéticos entre a literatura, investida de sua potência de fazer girar vários saberes e abordagens práxicas sobre política, cultura ou educação.
Organizadores:
Prof. Dr. Roberto Antônio Penedo do Amaral (UFT)
Profa. Dra. Gabriela Silva (UFLA)
Observação importante: De acordo com o item 8 das Diretrizes para dossiê, as submissões para dossiê devem ser feitas regularmente pelo Sistema da Revista Via Litterae, na seção "Dossiê temático". Além disso, os/as autores/as devem informar, no campo "Comentários ao editor", o nome do dossiê a que se destina a submissão.
Chamadas encerradas
Dossiê: Literatura e sociedade - v. 13, n. 1, jan./jun. 2021
Prazo de submissão: 15/03/2021
Carnaval 1965 - Di Cavalcanti
Marco da crítica literária brasileira, Antonio Candido publica seu Literatura e Sociedade em 1965, obra ensaística em que ele empreende, no campo teórico-crítico da literatura produzida no Brasil e no mundo, uma análise da contribuição das ciências sociais para o estudo do literário, de modo que a obra seja considerada em suas dimensões sociais. Sem, contudo, se esgotar apenas quando considerada nessa perspectiva, uma vez que, se por um lado o ângulo sociológico possui uma real validade científica, por outro lado, o texto literário não pode ser desfigurado por estudos que lhe desconsiderem o estético, a linguagem específica por meio da qual é plasmado.
Decorridos 55 anos da publicação de Literatura e sociedade, nestes tempos atuais e pandêmicos as demandas que se apresentam ao estudioso da literatura – e por extensão da sociedade – são outras, haja vista a experiência, hoje, em um meio social no qual se notam preocupações mais pontuais com questões ambientais, polarizações políticas acirradas, embates por direitos civis e das minorias, dentre outros aspectos sociais e políticos aos quais a literatura não se furta em reconfigurar no plano estético e ficcional. Sob a perspectiva que vislumbra o material literário como constructo que problematiza e traz para o campo da representação elementos atinentes ao plano de um social cada vez mais polarizado e problemático, a revista Via Litterae convida, dentre a comunidade pesquisadora, todas as pessoas que tenham interesse em refletir sobre as relações entre literatura e sociedade a enviarem seus textos para comporem este dossiê. Caberá nele toda e qualquer debate envolvendo produtos literários em suas relações com o mundo e sua complexa rede de fenômenos sociais.
COORDENAÇÃO DO DOSSIÊ
Emile Cardoso Andrade
Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)
Universidade Estadual de Goiás
Ewerton de Freitas Ignácio
Programa de Pós-Graduação em Território e Expressões Culturais do Cerrado (TECCER)
Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)
Universidade Estadual de Goiás